body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Lucas Aribé critica ausência de vereadores

Lucas: cobrando a presença dos pares

Na manhã desta quarta -feira, dia 5, o vereador Lucas Aribé (PSB) utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), no grande expediente para falar mais uma vez do não comparecimento de alguns vereadores à Casa Legislativa, desrespeitando os cidadãos aracajuanos que os elegeram.

O parlamentar explica que conversava com o presidente Vinicius Porto (DEM) sobre essa questão, além de estarem vivenciando o não comparecimento de colegas que não foram afastados pela justiça. “Eles deixaram de comparecer fazendo com que os trabalhos fiquem parados e sei  que o presidente da Casa também está preocupado. Vemos aqui sete ou oito vereadores, sendo que 14 estão em condições de estarem aqui e não aparecem. Isso culmina na impossibilidade de votar, das comissões trabalharem e da tramitação dos projetos”, critica.

Segundo Lucas, hoje às 9h25 já estava no grande expediente e a sessão terminou às 10h10. Isso é um desrespeito com a sociedade e temos Projetos do Executivo para serem votados. Não posso apelar para que os colegas venham porque cada um é responsável pelas suas atitudes, mas eu também me sinto incomodado com essa situação. Queremos votar, trabalhar, discutir os projetos nas comissões, promover debates, sessões especiais, tribunas livres e não temos como”, explica.

Para o vereador, não tem condição de votação porque os vereadores não vem para dar quorum, e  infelizmente tem que criticar essa atitude. “Não preciso nominar porque o painel está marcando a frequência. O Poder Legislativo não pode ficar parado e nem ter um acúmulo de projetos, pois não sabemos como será o final dessa legislatura. Será que vamos terminar no dia 16 de dezembro mesmo? Será que teremos sessões extraordinárias para votar pautas? E os vereadores afastados será que vão poder voltar? E os suplentes serão nomeados?”, questiona.

Lucas comenta ainda dizendo que os vereadores são muito bem pagos e o trabalho fica bloqueado por conta de colegas que não comparecem para dar continuidade. “Eles estão demonstrando um desrespeito ao povo e a representatividade desse Poder. Aqui é uma Casa de deliberações, debates, e não só de discursos. Um dos motivos da revolta do povo é essa falta de compromisso com os aracajuanos e ainda prejudica o andamento e o trabalho de todos nós”, expõe.

De acordo com Aribé, ele sabe que o presidente da Casa não tem muito o que fazer e fica complicado para tomar uma atitude. “Sugiro que a gente faça uma reunião, chamando-os para conversar, mas os trabalhos não podem ficar parados. De agosto para cá só tivemos uma sessão que ouve votação. É revoltante e lamentável. A gente fala na tribuna e essa mangação permanece”, conclui.

Por Maraisa Figueiredo

Foto: Acrisio Siqueira

Modificado em 05/10/2016 18:26

Universo Político: