body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Líderes apoiam maior participação feminina na política

O líder do PSC, deputado federal André Moura (SE), defendeu a decisão do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB/RJ), de pautar a votação da PEC 590/06, que estabelece a representação proporcional dos sexos nas Mesas Diretoras da Câmara, do Senado e de todas as comissões, permanentes ou temporárias. O anúncio foi feito em café da manhã com a Bancada Feminina, na manhã desta quarta-feira, 04.
A bancada do PSC conta com as deputadas Raquel Muniz (MG) e Julia Marinho (PA) e, como líder, Moura defende a redução da desigualdade de gênero e maior participação das mulheres na política. “A participação feminina na sociedade vem crescendo há muito tempo e, hoje, já é a maioria do eleitorado, na política deve acontecer o mesmo, pois ainda estamos longe do ideal, sendo somente cerca de 10% na Câmara Federal”.
Durante seu discurso, Cunha disse que a votação em março será uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 08. A proposta assegura pelo menos uma vaga para mulheres nessas Mesas, quando essa proporção não for alcançada.
Na cartilha “+ Mulher na Política: Mulher, Tome Partido”, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE),o Brasil é o 156º país no que se refere à presença do sexo feminino no Poder Legislativo, ficando atrás de países como os Emirados Árabes, (100º) e, nas eleições de 2014, o número de deputadas federais aumentou cerca de 10%, passando de 45 para 51.
A matéria está pronta para ir ao Plenário desde 2010.
Enviado pela assessoria

Modificado em 05/02/2015 07:20

joedson: