body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

João Alves é homenageado pelos serviços prestados em prol da citricultura

Durante a abertura da 45º Festa da Laranja, realizada em Boquim na última sexta-feira, dia 14, o prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM), foi homenageado com a medalha de Honra ao Mérito José Trindade ‘Quem ama semeia o bem’. A Prefeitura Municipal de Boquim, organizadora do evento, concedeu a honraria em reconhecimento às personalidades que contribuíram com o desenvolvimento da citricultura no município.

Emocionado com a premiação, João Alves Filho ressaltou a generosidade do povo de Boquim, além de agradecer ao prefeito Jean Carlos. João Alves lembrou que em 2003, ao assumir o Governo do Estado, a citricultura passava por um declínio e, na tentativa de minimizar os efeitos da crise, passou a investir no setor elaborando um projeto de revitalização dos pomares.

“Enquanto governador de Sergipe fiz um trabalho voltado para a citricultura, onde acreditávamos no empenho desse povo. Os 14 municípios citricultores da Região Sul são exemplo desse serviço que prestamos, onde ajudamos em termo de parceria, onde nos associamos aos citricultores e garantindo uma muda de primeira qualidade, que era produzida pelos produtores de muda da região”, disse o prefeito de Aracaju João Alves.

Além de permitir a renovação das árvores com idade mais avançada, o projeto voltado para a citricultura possibilitou o aumento das áreas cultivadas e incentivou os citricultores a se organizarem em associações. “A muda era comercializada pela metade do seu valor e se o citricultor fosse associado recebia gratuitamente e assim também acontecia com os fertilizantes. De 8 mil citricultores, 70% deles recebiam esse incentivo”, explicou João Alves.

Com o sucesso do projeto, Sergipe se tornou um dos estados que mais colaboraram com o agronegócio nacional. Porém, com a mudança de governo, não houve continuidade dos investimentos na citricultura, o que gerou uma nova fase de declínio no sistema. “Infelizmente os governantes que nos sucederam suspenderam o programa, que precisa ser recuperado com urgência para que essa região volte a ser o que era”, ressaltou o ex-governador.

Segundo o prefeito de Boquim, Jean Carlos Ferreira, todos os homenageados tiveram participação fundamental na citricultura do estado, em especial o prefeito de Aracaju João Alves Filho. “Assim, também com o prefeito de Aracaju, João Alves Filho, que trouxe a revitalização para os nossos pomares, desde a correção da acidez do solo até a muda. Então isso foi um marco muito importante para a nossa região e jamais poderíamos deixar de prestar essa homenagem pela sua contribuição para a citricultura”, reforçou Jean Carlos.

Como um grande conhecedor da citricultura, Danilo ribeiro, Presidente da Associação de Produtores de Mudas Frutíferas do Estado, afirma que a agricultura já preencheu muitas páginas dos jornais do Sul do país e hoje vive um momento de fracasso por falta de investimento do setor público, que desequilibrou a citricultura.

Ainda segundo o presidente, no passado, a citricultura já sustentou mais de 150 mil empregos na região e hoje tem uma queda de 100 mil empregos por falta de incentivo. “No passado tivemos investimento do Estado e de alguns anos pra cá acabaram com o incentivo, não temos mais acompanhamento, que vem dando esse resultado negativo”, relembrou Danilo.

Medalha

José Trindade, que dá nome à medalha, era Engenheiro Agrônomo e foi prefeito de Boquim por duas vezes. Sempre defendeu a citricultura, por isso foi criada a medalha em sua memória para homenagear as pessoas que contribuíram com a citricultura sergipana e, especialmente, no município de Boquim.

 

Enviado pela Secom da PMA

Foto: Ana Lícia Menezes

Modificado em 17/11/2014 19:34

joedson: