body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

João Alves assina contrato para solucionar mobilidade urbana

Um projeto que, mesmo antes da eleição de João Alves Filho já estava no papel, agora será uma realidade no cotidiano de quem vive na capital sergipana. Um bairro modelo que contemplará a Zona de Expansão, passará a ser realidade. Um espaço de socialização que será requalificado. Assim pode ser resumido o compromisso da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) assinado durante solenidade realizada na tarde desta quarta-feira, 22.

Prefeito, vice-prefeito, vereadores, secretários e arquitetos se reuniram para assinar o contrato de serviços e consultoria entre a PMA e o escritório Jaime Lerner Arquitetos Associados. A assinatura marca mais uma experiência de responsabilidade social que, antes de tudo, prepara o presente pensando no futuro de uma cidade que cresce de forma rápida e que tem exigido a efetivação de projetos que facilitem o dia-a-dia da sua população.

BRT

Implantado em 136 cidades do mundo o Transporte Rápido por Ônibus (Bus Rapid Transit – BRT) será uma das obras contempladas através do contrato com a empresa que é referência no mundo no que tange meios de transporte. Analisado desde a época da candidatura do atual prefeito, o BRT trará aos usuários mais agilidade e conforto no deslocamento pela capital.

Para qualificar o meio de transporte, o prefeito João Alves chegou a comparar com a situação da cidade do Rio de Janeiro. “Esse sistema é, de longe, o mais eficiente. Para se ter uma ideia, o governador César Cabral estava em uma situação difícil porque não haveria tempo hábil nem renda para adequar a cidade do Rio de Janeiro aos eventos mundiais que estão por vir. A solução rápida, barata e eficaz foi a implantação do BRT”, afirmou o prefeito ao dizer ainda que os demais sistemas de transporte servirão como um complemento ao BRT.

Durante a solenidade de assinatura do contrato, João Alves ressaltou que entende a necessidade de adaptação da cidade para atender as exigências da implantação do sistema de transporte. “Ao pensar nos projetos para uma cidade, não pensamos apenas no presente. Fazemos no hoje pensando no amanhã. Por tanto, o BRT tem sido pensado no mesmo passo que analisamos as adequações necessárias pelas quais a cidade deverá passar. Estudos têm sido feitos para, justamente, auxiliar de forma positiva na adaptação, acima de tudo, da população”, salientou João Alves.

Mobilidade Urbana

O prefeito fez questão de ressaltar o crescimento desordenado pelo qual Aracaju tem vivenciado, sobretudo, com a construção de loteamentos ilegais que tomam a cidade. “Há uma diferença entre crescer e inchar. Aracaju tem inchado. Crescer é quando se expande de maneira pensada e organizada e inchar é o oposto disso. Para isso, colocaremos em prática os novos projetos pensando na ordenação da nossa querida capital”, destacou.

Com a implantação do BRT, outras adaptações serão realizadas por toda a capital. Em conjunto com o projeto do escritório Jaime Lerner Arquitetos Associados, a PMA, através da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) preparou um projeto que contempla a mobilidade urbana na capital.

Entre outros pontos, o projeto desenvolvido visa implantar novo sistema de semáforos, radares, câmeras de vigilância, totens e catracas nas estações do BRT/Terminais, Centro de Comando de Operações, mapeamento e cadastramento de sinalização viária, sistema de consulta de itinerários e analisadores de tráfego.

O projeto de mobilidade urbana ainda tem o objetivo de atender soluções de Alternativas para mobilidade por bicicletas de aluguel, ampliação e manutenção de ciclovias e bicicletários.

De acordo com a arquiteta do projeto, Giana Di Rossi, o prazo para a conclusão do projeto de mobilidade é de nove meses.

Bairro Modelo

A Zona de Expansão, agora que pertence a Aracaju, já tem projeto para atender desejos antigos. Um Bairro Modelo será construído no Mosqueiro e tem como objetivo integrar as três classes sociais.

“Não iremos promover essa construção de forma aleatória. Estudos e análises foram feitos para garantir o desenvolvimento ordenado e que, de fato, contribua para o bem-estar e conforto daqueles que irão habitar a localidade” frisou o prefeito João Alves Filho.

Segundo o prefeito tudo será pensado de forma orientada, com isso, o novo bairro abrigará hospitais, escolas, transporte público de qualidade.

Em meio ao projeto do Bairro Modelo, a Avenida JK, que cortará a localidade, será um dos grandes empreendimentos da capital. Com 28km de extensão, a via sairá no município de Nossa Senhora do Socorro e terminará nos limites da cidade de Itaporanga D’Ajuda. Ao todo, 22 bairros serão diretamente beneficiados pela nova avenida.

Parque da Sementeira

Tomando como exemplo a Orla da Atalaia, um dos grandes pontos de encontro na capital sergipana, o prefeito ressaltou a necessidade de se criar pontos em que haja a troca social. “Há 40 anos atrás Jaime Lerner me disse que, com o desenvolvimento e expansão da cidade, as pessoas ficariam mais isoladas, por isso, haveria a necessidade de se construir mais pontos de encontro. Daí se dá a requalificação do Parque da Sementeira”, explicou João Alves.

Segundo a arquiteta, Giana Di Rossi, a previsão de prazo, tanto para a conclusão da obra no Mosqueiro como para a do Parque da Sementeira, é de 180 dias.

 

Enviado pela  Secom da PMA