body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Jackson participa das comemorações alusivas ao aniversário de 159 anos de Aracaju

Para comemorar o aniversário de 159 anos de Aracaju, o governador Jackson Barreto, ao lado do prefeito da capital, João Alves, iniciou esta segunda-feira, 17 de março, participando das homengens ao fundador da cidade, Inácio Joaquim Barbosa. A solenidade aconteceu na praça que leva o nome de Inácio Barbosa, na avenida Ivo do Prado.

No local, o governador Jackson Barreto participou do hasteamento das bandeiras do Brasil, de Sergipe e de Aracaju. Depois assistiu a Banda Marcial da Polícia Militar que executou o Hino Nacional e presenciou também a pira olímpica ser acesa,simbolizando o esforço coletivo pela sociedade aracajuana.

Em seguida, o governador e o prefeito João Alves Filho depositaram uma coroa de flores no obelisco em homenagem a Inácio Barbosa, e uma guarnição da Polícia Militar fez uma salva de tiros.

Jackson relembrou a história da transferência da cidade. “Inácio Barbosa, presidente da Província, transferiu a sede do Governo do Estado de São Cristóvão para Aracaju. Essa data é uma homenagem à aqueles que foram construtores dessa cidade”, destacou.

Ele também aproveitou a ocasião para declarar seu amor por Aracaju. “Nesse momento exalto a todos que contribuíram para o desenvolvimento dessa cidade. Aracaju foi construída na base do Amor, quem mora aqui ama intensamente essa cidade. Eu amo Aracaju, confesso que não sei se teria coragem de morar em outro local do mundo que não fosse aqui. Parabéns Aracaju, estamos aqui para vivê-la e vivê-la de forma muito intensa”.

O prefeito de Aracaju, João Alves Filho disse que mesmo completando 159 anos, Aracaju é uma das mais belas capitais do país e falou de sua responsabilidade de torná-la cada vez mais agradável para a população.  “Existe uma demanda crescente por serviços públicos eficientes, mas essa é a missão do gestor, melhorar a qualidade de vida do povo de Aracaju, sobretudo a vida dos mais pobres. É uma missão difícil, mas ao mesmo tempo sublime”.

Inácio Joaquim Barbosa

Nascido no Rio de Janeiro, Inácio Joaquim Barbosa (1821 – 1855) presidiu a província de Sergipe de 1853 a 1855, ano em que elevou o Povoado do Santo Antônio do Aracaju, na Barra do Cotinguiba, à cidade de Aracaju, transferindo a capital São Cristóvão para a região portuária do rio Sergipe. A cidade foi planejada em forma de tabuleiro de xadrez pelo engenheiro José Basílio Pirro e desde então se transformou na sede política, administrativa e comercial do Estado.

Presenças

Participaram da solenidade os secretários de Estado da Casa Civil, José Sobral e Planejamento, Orçamento e Gestão, João Augusto Gama. Além do vice-prefeito, José Carlos Machado, os senadores, Maria do Carmo Alves e Eduardo Amorim.  A presidente da Assembleia Legislativa, Angélica Guimarães, e o presidente da Câmara de Vereadores de Aracaju, Vinicius Porto, entre outras personalidades políticas.

Enviado pela Secom do Governo do Estado

(Foto: Victor Ribeiro/ASN