body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

João aponta soluções para os desafios enfrentados na PMA

O prefeito João Alves Filho concedeu entrevistas a emissoras de TVs locais falando sobre as mudanças e avanços obtidos na administração municipal. Na oportunidade, João Alves pontuou alguns problemas que serão extintos na área da Saúde, e as diversas melhorias que foram realizadas na Educação. As entrevistas foram transmitidas, hoje, 17, no Bom Dia Sergipe, da TV Sergipe, e no Jornal do Estado Primeira Edição, da TV Atalaia.

Questionado sobre os planos que o prefeito tem para que Aracaju seja a capital do futuro, João Alves destacou alguns objetivos que serão colocados em prática em pouco tempo, mas que um dos fatores principais para obter o sucesso numa gestão é separar aquilo que é importante do fundamental. O prefeito realçou ainda pontos que foram realizados durante o seu primeiro ano de mandato e as metas para 2014.

Saúde

João Alves expôs que há sonhos que poderão se tronar realidade em pouco tempo, como é o caso da Saúde Municipal. De acordo com o prefeito, Aracaju hoje é responsável pelo atendimento da alta e média complexidade não apenas da capital, mas de todo o Estado de Sergipe. Porém, o Governo Federal não oferece condições para que a administração municipal possa ofertar um atendimento de qualidade, e essa é uma realidade não apenas de Aracaju, mas de muitas outras cidades, principalmente no Nordeste.

“Os aracajuanos têm razão por reclamar da Saúde, mas quero que saibam que meu empenho é de praticamente 24h para resolver essas questões. Quando a União transferiu a responsabilidade da Saúde para o Município, prometeram fazer o repasse do SUS para as Prefeituras e funcionou muito bem no começo. Porém, a tabela SUS não é corrigida há onze anos. Por exemplo, um eletrocardiograma que temos o custo de aproximadamente R$ 90, o SUS nos repassa R$ 4,70. Essa grande diferença que pagamos, é o que inviabiliza a Saúde”, informou.

O prefeito durante a entrevista, também transmitiu a todos os aracajuanos as soluções já pensadas para a pasta e que serão colocadas em prática em alguns meses. “Aprovamos o projeto das Organizações Sociais da Saúde (OSS) que conseguem oferecer o mesmo padrão de qualidade das clínicas particulares com o menor custo. Implantaremos esse sistema na UPA das regiões Norte e Sul”, concluiu.

Educação

Uma grande vitória comemorada pelo prefeito foi na Educação Municipal. Metas que no começo da gestão pareciam que apenas seriam cumpridas no final do mandato, já começam apresentar êxito. Como foi o caso da alfabetização das crianças aos seis anos de idade.

“Estamos na era conhecimento e  a qualidade de ensino é o que faz diferença. Tivemos um avanço no ano passado que me deixa muito feliz. Quando assumimos a prefeitura realizamos um teste nas crianças que cursavam o nono ano e tivemos a constatação que elas terminavam o ensino fundamental sendo o que chamamos de analfabetos funcionais, que são aqueles que sabem ler, mas não interpretam”, disse o prefeito, destacando que no final de 2013 a meta de alfabetizar crianças aos seis anos de idade já era uma realidade.

Aracaju que tinha também o pior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), na antiga gestão, hoje comemora aprovação de 23 jovens, das escolas públicas do município, no curso superior da Escola Técnica Federal. Outro motivo de celebração é também o retorno de nove alunos municipais com a medalha de bronze das Olimpíadas de matemática. “Houve um grande avanço na Educação e hoje somos visitados pelos principais especialistas na área do Brasil, que estão admirados com os nossos projetos”.

Meio ambiente

Uma das grande vitórias conquistadas logo nos primeiros dias de mandato a frente da Prefeitura foi o fechamento do lixão que era uma antiga reivindicação da população.

“Essa é a questão prioritária no mundo. O meio ambiente deve sempre ser colocado como importante em toda gestão. Resolvemos um problema que era altamente poluente pra nós e que causava risco de vida, como era o caso do lixão”, ressaltou.

Funcionalismo

Sobre os servidores municipais, João Alves falou dos avanços no diálogo com o funcionalismo e da quitação de dívidas que existiam de antigas gestões, a exemplo do pagamento dos avanços horizontais de todos aqueles que tiveram seu direito negligenciado.

“Estamos conseguindo pagar essa dívida que herdamos e ainda criamos uma Comissão Permanente de Negociação, onde discutimos todos os pleitos dos servidores com os representantes de classe. Quando entrei na vida pública percebi de forma clara que nós, gestores, somos passageiros, quem permanece são os funcionários.

Segurança

“A Guarda Municipal que existia anteriormente era apenas para preservar o patrimônio público material, como as praças e prédios públicos. Hoje temos 550 homens que receberam treinamento de como manejar uma arma  e até mesmo curso em lutas. O nosso grande objetivo é que tenhamos mil guardiões”, finalizou.

Enviado pela Secom da Prefeitura de Aracaju

Foto: Sergio Silva