body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Inscrições para comércio no Forró Caju serão abertas sexta-feira

As inscrições para comercializar no Forró Caju 2013 acontecem nesta sexta-feira (7) das 8h às 17h, na Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), que fica no Parque da Sementeira, bairro Jardins. O sorteio que definirá os contemplados acontece no próximo dia 12. Este ano, a estrutura dos bares vem com a novidade da padronização. Ou seja, todos terão o mesmo visual. Além disso, a participação no curso de Manipulação de Alimentos e Higiene oferecido pela Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) é o quesito obrigatório para os ambulantes que irão trabalhar nas noites de festa.

O curso, oferecido desde o dia 8 de abril deste ano, possui carga horária de dez horas e é ministrado, em dois dias, por instrutores do SESI. O conteúdo foi montado a partir dos conhecimentos do programa Cozinha Brasil e orienta os ambulantes sobre a melhor forma de preparar alimentos, atentando para o manuseio correto, higiênico e sem desperdí­cios. O curso segue as exigências da Coordenação de Vigilância Sanitária e Ambiental de Aracaju (Covisa) e está sendo ministrado no Museu do Mangue, localizado no bairro Coroa do Meio. As inscrições para o curso podem ser feitas diariamente tanto na Emsurb quanto na Fundat, na rua Pacatuba, 104, Centro.

Selma França, vice-presidente da Emsurb, destaca que a participação dos candidatos no curso é obrigatória porque garante a segurança alimentar dos consumidores. “No curso eles aprendem a maneira correta de armazenar e manipular os alimentos tem orientação sobre a higiene do local de trabalho e ainda descobrem técnicas para evitar o desperdí­cio dos ingredientes. O benefí­cio é de todos”, afirma a gestora.

A diretora técnica e de empreendedorismo da Fundat, Alzira Leite, informou que são ofertadas 100 vagas semanais. “Todos os cursos proporcionam certificados. Uma garantia e vantagem do ambulante para pleitear uma vaga nos eventos oficiais. Assim os serviços prestados ganham melhorias e isso garante que os consumidores, tanto os turistas quanto o público local, recebam produtos de qualidade”, ressalta a diretora. Ela lembra que também será ofertado o curso Aprender a Empreender, que tem por objetivo demonstrar a importância da regularização dos comerciantes como Empreendedor Individual (EI), além de noções em Gestão Empresarial.

 

Enviado pela Secom da PMA