body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Vereador lamenta greve dos professores do Estado

O vereador Agamenon Sobral (PP) usou o Pequeno Expediente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), na tarde desta terça-feira 4, para lamentar a greve dos professores da rede estadual de ensino. O parlamentar ressaltou que a paralisação é justa, tendo em vista que o governo do Estado não paga o piso salarial do magistério.

Agamenon afirmou que, ao não cumprir a Lei do piso, o governo do Estado prejudica mais de 100 mil alunos da rede pública de ensino. “Mais uma vez o ano letivo vai terminar em 2014. Essa é a bagunça que foi criada no ensino público. Essas crianças que precisam e têm a necessidade do ensino público não chegam a lugar nenhum. São jovens que dependem do ensino para serem alguém na vida e, no entanto, são abandonados”, ressaltou.

Na avaliação do vereador, o índice de criminalidade tem crescido por causa da grande evasão escolar. Na ótica do parlamentar, esse problema pode ser colocado na conta de um ensino público desacreditado. “Esse aumento é devido pela não condição de estar na escola, por não ter uma escola digna. Vejo que o aluno não tem mais compromisso. Não tem perspectiva nenhuma por saber que terá paralisação”, afirmou.

Outro problema apontado pelo vereador diz respeito à qualidade do ensino. Para Agamenon, alguns professores reclamam do salário, no entanto, recebem a metade na rede particular e cumprem normalmente com a carga horária. “Isso não acontece na escola pública. O funcionário público de Sergipe só faz baderna. Não sou contra o serviço público, mas muitos acham que devem receber o salário no final do mês, entretanto não querem trabalhar”, disse.

 

Por Bruno Almeida, da Câmara Municipal de Aracaju