body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Hospitais particulares serão obrigados a ter pontos de táxi em Aracaju

Os Hospitais particulares de Aracaju deverão disponibilizar vagas para instalação de pontos de táxi em seus estacionamentos. Um Projeto de Lei, criado pelo vereador Jailton Santana (PSC), que dispõe sobre o assunto foi aprovado pela Câmara de Municipal de Aracaju (CMA) ontem (26) e destacado pelo parlamentar durante o seu pronunciamento nesta quinta-feira (27).

O autor da propositura explica que recentes conflitos entre os taxistas e proprietários de alguns estabelecimentos na capital sergipana motivaram a criação do PL. “É uma satisfação ter um projeto voltado para a coletividade aprovado. Estou certo que garantir as vagas de táxis nesses estabelecimentos vai servir à população de modo geral porque boa parte das pessoas que procuram atendimento utiliza esse tipo de transporte”, observou Jailton Santana.

O PL estabelece que no mínimo 5% do total de vagas do estacionamento (incluindo as vagas para idosos e deficientes) devem ser destinadas aos táxis, em um espaço próximo à saída do estabelecimento e com acesso imediato à via pública.

A matéria ainda define que a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) será responsável pelo cadastramento e legalização do ponto e ainda pelo credenciamento dos motoristas.

O projeto também proíbe a cobrança de qualquer tipo de taxa pela utilização do espaço e fixa uma multa de até R$ 5.000,00 em caso de descumprimento, podendo levar ao cancelamento do alvará de funcionamento em casos de reincidência.

O vereador acrescentou que nos hospitais públicos da Capital o serviço já é ofertado e citou ainda o exemplo do Hospital Primavera, na zona Sul de Aracaju, que já possui vagas para os veículos que operam como táxis. Jailton aguarda a publicação da Lei no Diário Oficial do Município.

“Após a sanção do prefeito João Alves Filho, vamos procurar a direção dos hospitais onde ainda não há vagas para táxis a fim de mostrar os benefícios que essa lei trará aos próprios estabelecimentos”, destacou Santana.

joedson: