body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Homenagem a Mourão: jogada de mestre ou gol contra

Por Joedson Telles

A Medalha do Mérito Parlamentar passada às mãos do vice-presidente da República, Hamilton Mourão, pelos deputados estaduais Samuel Barreto e Luciano Bispo, nesta sexta-feira 4, traz à mente dos que acompanham o futebol aquele momento do jogo que o treinador do time que está perdendo, ao invés de colocar em campo um jogador pedido pela torcida, dá de ombros e aposta em outro atleta, mesmo sabendo que as críticas serão inevitáveis.

Assim como aos olhos da torcida o jogador escolhido pelo treinador não fez nada para justificar a chance recebida, não falta quem cate com uma lupa o que Mourão já fez por Sergipe de tão grandioso que lhe faça merecedor daquela que é tida como a mais alta honraria concedida pela Assembleia Legislativa de Sergipe.

Com a mesma rotina que um treinador é sempre ovacionado por torcida e imprensa quando o jogador contestado assegura a vitória, seja marcando os gols necessários à virada ou dando assistências, uma vez Mourão se torne um espécie de padrinho de Sergipe junto ao presidente Jair Bolsonaro, Samuel e Luciano também terão seus minutos de fama na zona mista.

Para isso, contudo, não basta Mourão passear no estado, receber recepção vip e soltar verbos arrumadinhos, criando esperanças no torcedor, digo, no cidadão sergipano. Ele precisa, no mínimo, subir a marcação e impedir o avanço do adversário da permanência do escritório da Petrobrás em Sergipe, sair rápido no contra ataque para assegurar as obras da BR 101 e ter um defesa sólida capaz de impedir que a escassez de verbas para o nosso estado seja uma marca do time do Bolsonaro. Se conseguisse ainda sensibilizar o presidente para propor um reforma da Previdência mais voltada para os pobres, marcaria um gol de bicicleta.

Depois de hoje, Mourão precisa fazer jus a medalha antecipada, colocando Sergipe na parte de cima da tabela. Não pode se conformar em ver o estado brigando para não cair. Deixe isso para o Vasco. O Fluminense…

Mourão precisa estar consciente que os deputados investiram alto no seu passe, mesmo sabendo que estão apostando em ser campeão só no futuro…

Se ele tiver vontade política e condições para ajudar Sergipe, os deputados podem comemorar. Até os críticos de hoje reconhecerão a jogada de mestre.

Agora, se atender a lista dos pleitos do estado – a que figura neste espaço e, no mínimo, a do governador Belivaldo Chagas e a dos deputados – for algo que Mourão sequer tem poder para fazer, Samuel, Luciano e demais deputados que o homenagearam hoje pisaram na bola. Já se tiver como ajudar Sergipe, mas optar pela indiferença, os parlamentares terão marcado um gol contra. Nos descontos.

Foto: Jadilson Simões

Modificado em 04/10/2019 21:23

Universo Político: