body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Henri Clay liderará projeto político inovador da Rede em Sergipe

Ética, a defesa da democracia de direitos e a justiça social são algumas bandeiras

Por Joedson Telles

O advogado Henri Clay Andrade se filiou ao Partido da Rede Sustentabilidade, no último sábado, dia 4, após receber um convite para ajudar a reconstruir o partido em Sergipe. “Os Diretórios local e nacional demonstraram muito interesse e confiança para liderarmos um projeto político inovador e moderno, que priorize a ética, a defesa da democracia de direitos das pessoas, a justiça social e o desenvolvimento econômico sustentável. Eu topei o desafio. Estou entusiasmado”, explica o advogado.

Apesar de não descartar entrar na disputa pela Prefeitura de Aracaju, Henri Clay pondera que, neste momento (quando o mundo luta contra uma pandemia e suas consequências), não dá para pensar nem muito menos definir candidatura. “As minhas atenções e tensões têm sido a respeito do avanço do coronavírus. O fundamental agora é salvar vidas e combater com eficiência essa horrível pandemia”, afirma.

Isolamento social

Segundo Henri Clay, o isolamento social é uma necessidade para preservar vidas e evitar o colapso do sistema de saúde. “Precisamos ganhar tempo para construir hospitais de campanha, obter em larga escala teste para constatar a doença e adquirir respiradores para tratar milhares de pacientes. Sem isso, as pessoas vão morrer sem sequer serem socorridas, por falta de leito hospitalar e respiradores. Isso é dramático e está ocorrendo na Itália. Um horror!”, define.

O advogado enfatiza que isolamento é orientação da ciência médica em todo o mundo, diante da catástrofe que está ocorrendo na Europa e no Estados Unidos, principalmente nos países que demoraram a efetivar o isolamento social horizontal. Ele salienta que a medida é extrema e traz, inevitavelmente, grandes problemas econômicos, sociais e até psicológicos. E chama a atenção para o fato de caber ao governo brasileiro investir forte para preservar a saúde e a vida do seu povo, garantir os empregos, assegurar renda digna para os trabalhadores autônomos e microempreendedores e salvar a economia do país, dando subsídios diretos e indiretos às empresas, isentando impostos e estabelecendo incentivos de créditos.

“Isso é possível. Os países do G20, grupo composto por países com economia mais forte, ao qual o Brasil faz parte, todos estão fazendo isso. A Alemanha está investindo 35% do PIB; a Inglaterra 17%; a França 15%, os EUA 10%. O Brasil até agora só tem previsão de investir 3% do PIB. É muito pouco. Defendo que o nosso país invista, pelo menos, 15% do PIB para salvar as nossas vidas no combate ao coronavírus, os empregos, a renda digna para o sosso povo e a economia nacional”, diz.

Bolsonaro

Crítico assumido do governo Jair Bolsonaro, Henri Clay, ao ser provocado a listar os pontos mais negativos da gestão do atual presidente, afirmou que difícil é encontrar pontos positivos. “Bolsonaro governa fomentando a política do ódio, da intolerância e da absoluta irresponsabilidade. Com essa gravíssima crise por que estamos passando, a sua insensatez e incapacidade estão evidentes para o mundo inteiro. Ele joga para a sua plateia, sem se importar com as consequências”, diz.

 

Modificado em 07/04/2020 19:15

Universo Político: