body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

“Há mais coisas entre os bastidores do PT e o que sai na mídia do que julga nossa vã filosofia”

Eliane: documento confirma filiação

Por Joedson Telles

Com o perdão antecipado do internauta, e ousando misturar plágio com improviso, lá vai: “há mais coisas entre os bastidores do PT e o que sai na mídia do que julga nossa vã filosofia”. E não é que na reunião realizada ontem à noite entre membros da legenda, alguns juram na cruz que feita às pressas, apareceu um documento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) comprovando a filiação da ex-primeira dama Eliane Aquino?

E mais: ao contrário do que está sendo ventilado, o PT não bateu o martelo sobre uma pré-candidatura do deputado federal e presidente da legenda, Rogério Carvalho, ao Senado Federal. Eliane está mais viva que nunca. Também não foi dito, mas Eliane estaria fortalecida pelos números: teria em torno 25 pontos de dianteira contra Rogério Carvalho.

O certo é que o partido definiu até este momento apenas que, no ato marcado para a próxima segunda-feira, dia 24, no Iate Clube, oficializará apoio à pré-candidatura do governador do Estado, Jackson Barreto (PMDB), à reeleição e ratificará o pleito de estar na chapa majoritária – sonha com o Senado, óbvio. Mas não houve votação nenhuma para saber quem será o pré-candidato petista. A conversa de ontem à noite girou em torno da polêmica da filiação de Eliane. As correntes ainda estão se reunindo.

É certo que a própria Eliane externou ter escutado “um grande não” do presidente Rogério e da sua vice, a deputada estadual Ana Lúcia, quando tocou na possibilidade de entrar na disputa. Também aqui no Blog do Joedson Telles, o vereador Iran Barbosa tratou de descartar a ex-primeira dama. Porém, como o PT vive a pregar ser diferente, gaba-se pelo fato de decidir sempre levando em conta a vontade da maioria, presidente e vice não devem passar o trator.

O que parece bem impregnado nos ares petistas, entretanto, é um movimento silencioso (uma pressão?) com o objetivo de rifar Eliane Aquino e empurrar o deputado Rogério Carvalho para a disputa do Senado de qualquer jeito. Estando ele à frente ou não de Eliane nas pesquisas…

Em tempo é bom salientar: em isso acontecendo, o provável substituto do hoje pré-candidato Rogério Carvalho na eleição para a Câmara Federal seria, certamente, o deputado estadual João Daniel, que, por sua vez, em entrando na disputa federal, facilitaria a vida dos colegas de Assembleia Legislativa, Ana Lúcia e Francisco Gualberto, pré-candidatos à reeleição. Como dito, “há mais coisas entre os bastidores do PT e o que sai na mídia do que julga nossa vã filosofia.”

P.S. Creio que este texto ajuda a responder a indagação que serve como título para um excelente editorial do site Sergipe 247: “A quem do PT interessa que Eliane Aquino não seja candidata ao Senado?”