body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

João Alves melhora trânsito ao inaugurar o Complexo Viário Gov. Marcelo Déda

A partir da noite desta sexta-feira, 21, os aracajuanos passaram a contar com mais uma obra que vai melhorar, significativamente, a mobilidade urbana da capital. O prefeito João Alves Filho apresentou o Elevado Jornalista Hugo Costa, obra que finaliza a construção do Complexo Viário Governador Marcelo Déda que compreende ainda a Avenida Ministro Geraldo Barreto Sobral, a Avenida Paulo VI, a ponte Procurador de Justiça Dr. Gilberto Vila Nova de Carvalho, a Avenida Presidente Tancredo Neves, a Avenida Manoel Dórea da Silva, Avenida Dr. Adel Nunes e Avenida Josino José de Almeida.

Em uma cerimônia onde diversas autoridades marcaram presença, como o Governador Jackson Barreto, a Presidente da Assembleia Legislativa, Angélica Guimarães, O Presidente do Tribunal de Justiça, Cláudio Dinart Déda Chagas (irmão do ex-governador Marcelo Déda), o desembargador Edson Ulisses (Cunhado de Marcelo Déda) a Senadora da República Maria do Carmo Alves e o senador Eduardo Amorim, os deputados federais Mendonça Prado e André Moura, o presidente da Câmara de Vereadores, Vinicius Porto, a ex-primeira dama, Eliane Aquino. Além de diversos secretários municipais e estaduais, grandes homenagens foram feitas a família do ex-governador Marcelo Déda e aos familiares do jornalista Hugo Costa.

A população aracajuana também se fez presente para exaltar a construção de um complexo que já é considerado umas das maiores obras já realizadas no estado.

 

Estrutura da obra

A obra era aguardada com grande expectativa pela população aracajuana e vai melhorar a mobilidade urbana, a infraestrutura e a urbanização de uma região que vai desde o bairro Jardins, passa pelo Inácio Barbosa, chegando ao Conjunto Augusto Franco. Ao todo, o Complexo Viário contou com um investimento de mais R$ 34,5 milhões, proveniente de um contrato com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Prefeitura de Aracaju que contou com duas emendas parlamentares do ex-deputado federal João Fontes no valor de R$ 15 milhões, que ficaram estagnados por 5 anos na Caixa Econômica Federal.

Como parte finalizadora da obra do Complexo, o Elevado Jornalista Hugo Costa conta com 90 metros de extensão, uma ciclovia com 4.300 metros, um canal em concreto armado, implantação de rede de drenagem tubular, pavimentação asfáltica e iluminação, além de urbanização e duplicação da avenida Paulo VI até a ponte Gilberto Vila-Nova de Carvalho, além das avenidas Adel Nunes, Josino José de Almeida, Vereador Manoel Dória .

Encontrada paralisada e com problemas no projeto inicial, a obra foi tomada com uma das prioridades da atual administração, que trabalhou para corrigir os entraves, garantir os recursos e reiniciar o serviço. Com muito esforço, o prefeito João Alves, o secretário municipal de Infraestrutura, Luiz Durval Tavares e a equipe da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) conseguiram equacionar os problemas e dar andamento à obra em um ritmo de trabalho satisfatório. Para isso, cerca de 200 profissionais da empreiteira contratada pela Emurb trabalharam diariamente para concluir a obra do Complexo Viário Governador Marcelo Déda.

Aliada da prefeitura nesta realização, a construtora Celi foi a empresa responsável pela construção do complexo. O empresário, Luciano Barreto, presidente da construtora Celi, destacou a preocupação da PMA em fazer uma obra que fosse segura e que, de fato, pudesse ajudar na mobilidade urbana de uma capital que é tida como uma das que mais cresce no país. “Esta foi uma obra extremamente complexa e difícil. Lembro-me que ela precisou ter sua base refeita, logo no inicio do ano passado, devido a um problema estrutural. Medidas que se tornaram necessárias para priorizar a segurança do Complexo. Superamos todas as dificuldades que, a priori, vieram dos concessionários. Tivemos um excelente apoio da Emurb, por meio de seus engenheiros, que, em parceria conosco, construímos esta obra importantíssima para mobilidade urbana. Sob o comando do prefeito João Alves, a população recebe uma obra importante como essa”, salientou Luciano Barreto.

Segundo secretário municipal de Infraestrutura, para a realização da obra foi preciso, além de enxergar as necessidades do povo, bastante dedicação. “Após intenso trabalho, diálogos sinceros com a empreiteira, os órgãos financiadores e, sobretudo, com a população que mora naquela região, finalmente conseguimos concluir o Complexo Viário. Tanto a administração municipal, liderada pelo prefeito João Alves, quanto o cidadão que quer trafegar pela cidade com segurança e sem engarrafamentos, comemora esse importante investimento”, disse Luiz Durval.

 

Autoridades ressaltam a importância da obra

Para o prefeito João Alves, o complexo veio para facilitar a rotina da população. O projeto foi pensado com muito cuidado e carinho, levando em consideração as principais necessidades de deslocamento na região. “Eu fico muito feliz com essa obra. Fico radiante de fazer parte dessa obra que considero como a mais importante já feita na área de mobilidade urbana, até o momento. Pude contar com o excelente trabalho de Luiz Durval que foi muito paciente ao pensar em cada detalhe dessa construção. Tenho certeza que esse complexo vai facilitar muito a rotina do nosso povo e principalmente na melhoria do trânsito da nossa Aracaju”, destacou o prefeito.

O governador Jackson Barreto parabenizou Aracaju que, próximo ao aniversário da cidade, ganha uma obra como a do complexo. “Parabenizo o prefeito João Alves por essa obra, assim como seus secretários por essa realização que, sem dúvida vai beneficiar a nossa gente, facilitando o trânsito, o transporte coletivo da nossa capital. Essa obra dialoga com o Viaduto Carvalho Déda, essa obra dialoga com o Viaduto Manoel Celestino, com o viaduto do Detran e com todo o conjunto de obras voltado de forma objetiva, endereçadas ao povo de Aracaju para facilitar a mobilidade urbana. Essa obra atende ao interesse coletivo e quem é administrador público tem que pensar no coletivo”, ressaltou Jackson Barreto.

 

Grandes homens homenageados

O elevado inaugurado nesta noite recebeu o nome do jornalista Hugo Costa, obra complementar ao Complexo nomeado de Governador Marcelo Déda. Estes dois nomes foram os grandes homenageados da noite. Familiares, amigos e companheiros de jornada prestigiaram a noite de inauguração e fizeram relatos que enalteceram ainda mais o valor de Marcelo Déda e Hugo Costa para a história de Sergipe.

O filho de Hugo Costa, Eduardo Moura Costa, foi um dos que ressaltou a jornada da personalidade que, além do Jornalismo tinha a música como paixão e, inclusive, compôs músicas que exaltaram a capital sergipana. “Recebemos essa homenagem com muita honra. Hugo Costa dedicou a sua vida ao jornal. Advogado por formação, ele tinha como paixão o Jornalismo e a música. Foi através da música que ele fez suas homenagens a Aracaju. Ele era carioca de nascimento, mas tinha a capital sergipana como seu porto seguro. Agora nós recebemos essa homenagem como se Aracaju estivesse retribuindo a ele todo o carinho que ele depositou nessa cidade”, disse.

Representando a família de Marcelo Déda, o seu cunhado, o desembargador Edson Ulisses, se emocionou ao falar de uma dos maiores nomes do Estado de Sergipe. “Este é o momento em que se homenageia um homem que foi exemplo, exemplo como político, como cidadão, como chefe de família, como irmão, como pai, e que na sua trajetória procurou fazer o bem, procurou administrar um estado e foi um parlamentar que fez historia. Déda dedicou a sua vida a esse estado. Preocupou-se com bem-estar do seu povo, preocupou-se com a ética, com a moral, com a dignidade, um homem que fez política com letra maiúscula. Por isso, acho muito honrado da parte de João Alves nomear essa importante obra com o seu nome”, ressaltou o desembargador.

O prefeito João Alves, falou sobre os dois grandes nomes homenageados e reafirmou a importância de Marcelo Déda e de Hugo Costa para a história do estado. “Hugo Costa se dedicou tanto a Aracaju que, mesmo sendo carioca, manifestou seu amor pela nossa capital através da sua música. Marcelo Déda é um dos nossos maiores nomes. O conheci na infância e a política nos separou, mas nunca deixei de admirá-lo. Ele foi considerado não apenas um grande orador. Quando ele era parlamentar, ele foi considerado o melhor orador do Congresso Nacional. Déda era um homem de uma cultura extraordinária. Uma coisa muito me impressionou nele. Quando já estava bastante debilitado, ele voltou a Aracaju para brigar pelo Proinvest. Ele nunca fez uma queixa da sua doença, sempre esteve otimista, era uma pessoa admirável. Então, ao darmos a esse obra o seu nome é apenas o reconhecimento de tudo que ele representou e representa, não só para Aracaju, mas para Sergipe”, concluiu João Alves.

Enviado pela Secom da PMA