body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Governo devolve à comunidade prédio da Escola Dr. Manoel Luiz reformado e ampliado

Alunos e professores da Escola Estadual Dr. Manoel Luiz estão de volta à unidade escolar, no bairro Cirurgia. O prédio, construído em 1926, foi devolvido reformado e ampliado, na manhã desta quarta-feira, 22, pelo governador do Estado, Jackson Barreto, ex-aluno da escola. O ato também celebrou o centenário de nascimento da professora Neuzice Barreto Lima, mãe do governador, que foi professora e diretora da unidade. Em sua homenagem, uma placa marcando a data foi fixada na entrada da escola e ela também empresta seu nome à biblioteca estudantil. Na recuperação da escola foram investidos R$ 558.491,29.

Ao lado dos irmãos Gilson, Joacir, Gileno e Eliene, do vice-governador Belivaldo Chagas, do secretário de Estado da Educação Jorge Carvalho, do diretor da escola João César Ribeiro e do deputado estadual Robson Viana, Jackson realizou o desenlace da fita e o descerramento da placa inaugural da obra. Logo após, Jackson Barreto visitou as novas instalações da unidade escolar, onde pode verificar o documento original da década de 50 com o número de sua matrícula, 793.

Jackson Barreto ao iniciar sua fala aos presentes fez questão de saudar inicialmente os alunos da escola, outros estudantes e membros da União dos Estudantes de Sergipe presentes no evento destacando a importância da educação. “Se eu sou governador tendo sido aluno do Manoel Luiz, qualquer aluno do Manoel Luiz pode ser governador amanhã. A educação é justamente para isso, ser um grande instrumento da inclusão social”, disse.

Jackson também falou de suas lembranças do tempo de estudante na unidade e da disciplina aplicada pela diretora e com orgulho, lembrou de sua mãe, professora da escola. “Esta escola está no coração da gente. Aqui aprendemos a conhecer a vida, eu e todos os meus irmãos estudamos aqui. Estou aqui com a minha família não apenas para inaugurar a obra, mas para lembrar e dizer, tenho certeza que nesse momento ela está por aqui, porque mãe nunca sai de perto da gente. Mãe nunca morre, mãe pode até não estar perto fisicamente, mas ela é viva no coração”, disse emocionado.

O governador aproveitou a ocasião para informar que outras unidades já estão prontas para serem entregues, como a Escola Augusto Franco, no bairro Santos Dumont, e a Escola João Batista Nascimento no conjunto Marcos Freire II, em Nossa Senhora do Socorro. “São mais de 110 escolas reformadas no governo de Marcelo Déda e Jackson Barreto, quase R$ 200 milhões aplicados na educação. Por isso estou aqui, com o meu coração aberto e com muita alegria, como ex-aluno do Manoel Luiz, entregando esta obra”, destacou o governador.

 

Modernização

Estudantes da Uses e da escola Djenal Queiroz acompanharam a inauguração para solicitar melhorias nas condições do prédio da Unidade de ensino. O secretário Jorge Carvalho destacou que será autorizada ainda hoje, em reunião com o governador, a obra de reforma da Escola estadual General Djenal Tavares de Queiroz.

“Esta é uma das mais tradicionais escolas da rede estadual e é com muita alegria que esta entrega celebra o centenário de uma das grandes lideranças da educação em Sergipe por defender o ensino público. E a partir de hoje, a escola dispõe de rede de internet wifi de 10MB, com sinal aberto, lousas digitais e a partir do mês de junho, será a primeira escola estadual a funcionar com diário de classe eletrônico cujas providências para instalação já estão sendo tomadas. Essas inovações demonstram o empenho da gestão estadual para modernizar a escola e torná-la voltada para a aprendizagem, para que possamos cada vez mais ter um ensino de qualidade”, informou.

O diretor da escola João César Ribeiro ressaltou a alegria em poder retornar a unidade. “Esse momento que estamos vivenciando é um marco para o engrandecimento de nossa escola e comunidade como um todo. Ele representa a satisfação de anseios de três anos de professores e alunos que queria ter de volta o seu espaço. Para esse dia tão especial, o sentimento é da gratidão”, disse, agradecendo também à família da professora Neuzice Barreto pelo empréstimo do seu nome, no seu centenário de nascimento, para a biblioteca.

A reforma iniciada em 2012 passou problemas com a empresa vencedora da licitação, que abandonou a obra e causou o atraso na entrega. “Empresas que não tem responsabilidade, ganham a licitação e não tem dinheiro para tocar a obra, empresa que faz uma coisa dessa com a educação deveria ter seu registro cancelado e não mais participar de nenhuma licitação”, opinou o governador.

Na ocasião, o diretor regional dos Correios Washington Bomfim, que entregou ao governador uma cartela do selo personalizado em homenagem ao centenário da professora Neuzice.

Modificado em 22/04/2015 18:06

joedson: