body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Garibalde Mendonça anuncia recursos para novo aparelho de radioterapia

O deputado Garibalde Mendonça (PMDB) informou, em pronunciamento feito durante a sessão desta quinta-feira, dia 22, que o governo do Estado conseguiu junto ao Ministério da Saúde a disponibilização de recursos para a compra de um novo acelerador linear (aparelho que faz radioterapia) para Sergipe. Ele lembrou que no início da semana o vice-líder da bancada de oposição na Assembleia, deputado Augusto Bezerra (DEM) cobrou do Hospital de Cirurgia uma posição quanto ao funcionamento do acelerador linear daquela unidade de saúde, que estava quebrado.

“Ele criticou governo do estado, reclamou porque mais uma vez o aparelho estava quebrado e os pacientes sem fazer o tratamento ou indo para outros Estados e na oportunidade ele até propôs que os deputados, através da verba de subvenção, dessem uma parte desse dinheiro para que um novo aparelho fosse comprado”, disse Garibalde. Mas o deputado acrescentou que, felizmente, graças ao prestígio do governador do Estado no Ministério da Saúde já foi disponibilizado e está na conta do Hospital de Cirurgia R$ 5,535 milhões para a compra de um novo aparelho.

Segundo o deputado, esse valor será suficiente não apenas para a compra de um novo acelerador linear, mas também para um equipamento de ressonância magnética e de tomografia computadorizada. “Se fosse esperar pelos deputados, seria com a verba de subvenção do próximo ano e olhe lá se vai ter”, observou.

Garibalde Mendonça disse que a licitação já vai ser feita pelo Hospital de Cirurgia. “Vamos torcer para que o povo de Sergipe seja agraciado com esse aparelho, porque muitas pessoas estão precisando com urgência. Parabenizamos o governo do Estado e o Ministério da Saúde que liberou essa verba de mais de R$ 5 milhões, que já se encontra disponível na conta bancária do Hospital de Cirurgia.

Por Edjane Oliveira, da Agência Alese de Notícias