body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Festa de Santos Reis é reconhecida por Luciano Pimentel

O deputado Luciano Pimentel (PSB) teve projeto de sua autoria, instituindo a Festa de Santos Reis, do município de Siriri, Patrimônio Cultural do estado de Sergipe, aprovado, na última terça-feira, dia 24 na Assembleia Legislativa de Sergipe. O evento é realizado há mais de 80 anos e também é conhecida como a Festa das Cabacinhas, reunindo temas relacionados à fé, cultura e tradição da cidade.

Realizada tradicionalmente no mês de janeiro a festa conta com a “Guerra das Cabacinhas”, uma brincadeira inspirada nos antigos carnavais, quando as pessoas “guerreavam” com talco, farinha e ovos. As cabacinhas, feitas de parafina recheadas com água, são atiradas nas pessoas, sem causar nenhum dano à saúde. Isso além de comemorações culturais, relembrando as tradições do estado de Sergipe, além de grandes atrações que movimentam o turismo, economia e lazer em toda a cidade. Além do famoso arrastão, que acontece sempre na tarde do último dia de festa com percurso de cerca de 3 (três) quilômetros, saindo da rodovia estadual SE-230 para a praça principal do município.

O deputado lembrou no projeto, que a tradição de Reis, no município de Siriri, que além de muita animação, a festa leva renda a muitos moradores do município e da região. Comerciantes que vão há mais de 30 anos à festa dos Santos Reis em Siriri para vender cabacinhas, artigo típico da festa e que faz a alegria dos foliões, assim como os vendedores de barracas de lanche, bebidas e doces.

“Dessa forma, entende-se a importância de constituir a Festa de Reis de Siriri como patrimônio cultural imaterial do Estado, por ser importante instrumento na manutenção da cultura sergipana, e assim incluir no calendário oficial de eventos do Estado de Sergipe”, enfatiza o deputado Luciano Pimentel

Moção de Apoio

Também foi aprovada uma Moção de apoio ao Projeto de Lei 3.867/2019, de autoria do deputado Luciano Pimentel, que altera a Lei 9.790, de 23 de março de 1999, para qualificar o Serviço de Radiodifusão Comunitária como Organização da Sociedade de Interesse Público – OSCIP.

“Na medida em que se reconhece a importância dos serviços prestados pelas emissoras comunitárias, faz-se justo conferir ao Serviço de Radiodifusão Comunitária – RadCom a qualificação de Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público, nos termos da Lei no 9.790, de 1999”, justifica.

Moção de Aplauso

Também de autoria do deputado Luciano Pimentel, foi aprovada uma Moção de aplauso e congratulações ao Senhor Gilvan Dias dos Santos, atual diretor-presidente, pelos brilhantes desempenhos e resultados na execução e condução dos trabalhos à frente da Administração Estadual do Meio Ambiente – Adema.

“É nítido que o diretor-presidente Gilvan Dias se alinha ao discurso de missão dessa autarquia, prezando por executar de forma transparente, ágil e eficaz à política de gestão ambiental do estado de Sergipe, condicionando a Adema a tornar-se centro de excelência na execução de políticas públicas ambientais através das ações de pesquisa, fiscalização, licenciamento e monitoramento”, ressalta.

Da Rede Alese

Modificado em 26/09/2019 17:58

Universo Político: