body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Fechamento de agências de Bancos Públicos preocupa Valadares Filho

O fechamento de agências de bancos públicos, no interior dos estados brasileiros, tem preocupado o deputado Valadares Filho (PSB-SE). Para o parlamentar sergipano, esses bancos funcionam como agências de desenvolvimento regional, por isso têm um importante papel para alavancar a economia local.

Valadares Filho é autor de requerimento, aprovado hoje na Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (CINDRA), que propõe a realização de audiência pública para debater o fechamento das agências dos bancos públicos.

Somente no primeiro trimestre deste ano, o Banco do Brasil fechou 563 agências; a Caixa Econômica Federal, 120 agências, e o Banco do Nordeste Brasileiro (BNB) anunciou o fechamento de 19 agências.

Valadares Filho destacou que existe um discurso errôneo de que tal procedimento traz vantagens, pois as agências físicas deixam de existir em favor do atendimento digital. “Essa lógica economicista não se aplica ao Nordeste, Norte e Centro-Oeste, particularmente no que diz respeito às pequenas cidades” ressalta o deputado.

O presidente da CINDRA destacou ainda que o Banco do Brasil e a Caixa Econômica, ao longo das últimas décadas, foram-se interiorizando, levando a inclusão bancária às cidades nas distâncias mais remotas do Brasil.

Esses bancos movimentam os programas e projetos sociais importantes para a população mais carente, como Minha Casa Minha Vida, Bolsa Família, entre outros. Mas, para Valadares Filho, a principal função dos bancos públicos é movimentar os Fundos Constitucionais. “Esses fundos são os grandes propulsores do desenvolvimento regional e por isso estamos trazendo o debate sobre esse tema; queremos encontrar uma solução para não prejudicar as regiões brasileiras mais distantes dos grandes centros”.

Enviado pela assessoria

Modificado em 30/08/2017 20:34

Universo Político: