body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

“Estamos amparados numa empresa altamente preparada”, diz João sobre a Deso

O prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM), juntamente com o vice-prefeito, José Carlos Machado (PSDB), e os prefeitos de Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão e Barra dos Coqueiros, se reuniram, na manhã desta segunda-feira, dia 11, com o presidente da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) Carlos Melo, e o vice-governador do Estado, Belivaldo Chagas, para discussão do plano emergencial que está sendo realizado, após a queda da ponte com duas adutoras responsáveis pelo abastecimento de água em 70% da Grande Aracaju. As obras emergenciais estão em ritmo acelerado – e a previsão é que, até sexta-feira, dia 15, uma adutora temporária seja construída.

De acordo com informações da Companhia de Saneamento de Sergipe, a Zona Norte da Grande Aracaju será mais prejudicada por estar localizada na parte mais alta. Já a Zona Sul está sendo abastecida pelo Sistema Cabrita, que integra o primeiro sistema de abastecimento de água canalizada do Estado.  Uma nova tubulação está sendo construída, em caráter emergencial, na BR 101.

O prefeito da capital sergipana declarou solidariedade à Deso e elogiou agilidade da Companhia em solucionar o problema. “Felizmente estamos amparados numa empresa altamente preparada, por isso o problema não é maior. Caso contrário seria uma grande tragédia”.

“A circunstância é gravíssima mas, posso dizer que essa é uma fatalidade que infelizmente aconteceu. O que alivia tudo isso é a excelência da Deso, que é uma das melhores empresas de recursos hídricos do Brasil. Me solidarizo com a equipe da Companhia e tenho certeza que o desabastecimento será mínimo, diante o tamanho da gravidade. O presidente está conduzindo com muita competência. As Unidades de Saúde e as Escolas foram priorizadas, faremos um estudo para saber quanto temos de água nos reservatórios. Caso falte, usaremos carros-pipa para abastecer”, revelou o prefeito.

O vice-prefeito de Aracaju declarou que desse infortúnio devem ser tiradas lições. “Quase um milhão de pessoas foram afetas. Apesar de todas as dificuldades, presenciamos a agilidade e eficiência da Deso para a solução do problema. Isso nos ensina também que a obra pronta precisa ser mantida com cuidado. Esperamos que o planejado pela Companhia aconteça e que a população não sofra ainda mais”, destacou José Carlos Machado.

De acordo com o presidente da Deso, as obras estão aceleradas e com a finalização da obra emergencial, 85% do abastecimento de água da Grande Aracaju será restabelecido. Até a conclusão da obra, um sistema de rodízio será implantado, para que nenhum bairro fique sem água por mais de 24 horas. Para isso, Aracaju e as cidades da Região Metropolitana foram subdividas em 15 setores e os 30% restantes de água seja distribuídos da melhor forma possível.

“Alguns setores serão mais prejudicados em função de cotas e distância do reservatório. Esse plano já está surtindo efeito positivo, pois desde sábado, 9, está sendo implantado. A região sul é menos afetada porque é abastecida pelo Sistema Cabrita e o que foi comprometido foi o do Rio São Francisco. Para minimizar os transtornos da população, estamos remanejando água do Cabrita para outros bairros, por isso a região sul também sofrerá desabastecimento, porém em proporção menor. Não temos tubulação que ligue Zona Sul à Zona Norte, essa área será a maior prejudicada juntamente com o Conjunto Jardim e Parque dos Faroes, em Nossa Senhora do Socorro”, explicou Carlos Melo, informando também que foi montada uma sala de situação com engenheiros e uma equipe de técnicos da Deso para analisar os níveis dos reservatórios a cada hora, avaliando qual a sequencia dos bairros que serão abastecidos.

Sergipe decretará Situação de Emergência nos Municípios afetados, para que o Governo do Estado reconstrua a adutora e os serviços de atendimento à população possam ser implantados com a ajuda do Governo Federal. Segundo o diretor da Defesa Civil Estadual, José Mendes, todas as providências burocráticas já estão sendo tomadas para que a verba da União chegue à Sergipe de forma imediata.

Entenda o caso

A ponte sobre o rio Cotinguiba, localizada no povoado de Pedra Branca, município de Laranjeiras, desabou e rompeu a tubulação de água de duas adutoras da Companhia de Saneamento Básico (Deso), no sábado, 09. A ponte, que fazia a parte da BR-101, mas estava interditada para o tráfego de veículos, possuía na sua estrutura canos da adutora do Rio São Francisco.

joedson: