body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

A entrevista que gostaria de fazer com Lula

Por Joedson Telles

Não são todos os dias que jornalistas ou radialistas de Sergipe têm a ímpar oportunidade de entrevistar um ex-presidente da República. Sobretudo, se o ex em questão for o tão badalado, amado e odiado Luiz Inácio Lula da Silva, é agulha no palheiro.

Entre o inferno  e o céu – leia-se entre a cadeia ou a grande possibilidade de voltar a comandar o Brasil -, o compadre Lula é mercadoria rara nas mãos de jornalista cuja prática profissional encontra coerência no sentimento coletivo. Entre os não embrutecidos, óbvio.

E quanta ironia, meus nobres leitores. O colega comunicador George Magalhães, Fan FM, teve esta rara chance, hoje, justamente no dia em que emergiram as declarações que podem carimbar o passaporte do petista para a penitenciária mais próxima. Constam do depoimento dado ao juiz Sergio Moro, hoje, por José Aldemário Pinheiro, o Léo Pinheiro, ex-presidente da Construtora OAS.

E o que disse o empreiteiro de tão grave? Aos desavisados: Léo assegura ter sido orientado pessoalmente por Lula para destruir quaisquer provas que pudessem incriminá-lo na Operação Lava-Jato. Se fala a verdade, por coerência, Lula será preso do mesmo jeito que foi o tal de Marcelo Odebrecht. Se não for é casuísmo.

O tema é palpitante e seria justamente por aí que repousaria a pauta de uma suposta entrevista do Lula ao Universo. Já pensaram Lula pousando aqui? Adianto as indagações que Joedson Telles faria ao compadre Lula, se ele topasse o encontro. O internauta é desafiado a tentar responder mentalmente no lugar de Lula:

O Léo Pinheiro, ex-presidente, é mais um mentiroso a caluniar um homem de bem?

O senhor já sabe de alguma coisa ou continua sem saber de nada, desde os tempos do mensalão?

Aliás, ex-presidente, quando explodiu o mensalão que jogou “injustamente” Zé Dirceu na cadeia, o senhor imaginaria que a Lava Jato revelaria tantas pérolas ao ponto de o escândalo do mensalão ser esquecido facilmente?

Qual a sua reação íntima, longe dos holofotes, quando fica sabendo que há pessoas se expondo, colocando a mão no fogo pelo senhor? O que o senhor pensa destas pessoas, que ao contrário de outras não têm cargos e nem recebem propinas?

O senhor tem feito duras críticas ao presidente Temer e tem dito que pode se candidatar a presidente em 2018 para consertar o Brasil. Foi mesmo Michel Temer quem, neste curto espaço de tempo, jogou o Brasil nesta crise política, econômica e moral ou sua candidata e companheira de PT, Dilma, tem grande parte da culpa, e, lógico, neste caso, o padrinho político também é culpado por tabela?

Um político que adota um discurso numa campanha e uma prática diferente quando eleito, enganando o eleitor merece o quê? E quem defende este tipo de político e ainda é companheiro de partido?

O senhor também faz duras críticas à Rede Globo. Tem ideia de quanto dinheiro do contribuinte seus oito anos de governo representaram para a emissora dos Marinhos no tocante a verbas para pagar publicidades na emissora (canal aberto, canais fechados, sites, rádios, revista, jornais…)? Hum?

Lula, onde seu filho, o Lulinha, trabalhava e quanto ganhava antes de o senhor ser presidente do Brasil? E pouco tempo depois de “a esperança vencer o medo”? E hoje?

Tem corrupto no PT, Lula? Ou a legenda só tem pessoas honestas, comprometidas, não com o próprio umbigo, mas com os trabalhadores, de fato?

Ex-presidente, é fácil ser amigo daquele seu amigo que é dono de tudo que dizem que é do senhor? Dá para apresentá-lo? Dá para passar o zap dele agora?

Gostaria de acreditar que terei a oportunidade de fazer esta entrevista antes de o Lula ser preso ou colocar a campanha na rua (oficialmente) em 2018. O problema é que não sou tão otimista assim.

P.S. Durante a entrevista da Fan, George Magalhães permitiu que dois políticos interagissem com Lula: Marcio Macedo e Eliane Aquino. Na do Universo, convidaria João Fontes e Pedrinho Barreto.

Modificado em 21/04/2017 08:02

Universo Político: