body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Emsurb fiscaliza limpeza das ruas de Aracaju

Diariamente, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) vem atuando na fiscalização e controle de toda a limpeza da capital. Com o processo de coleta domiciliar regularizado, as equipes de limpeza estão concentrando os trabalhos para diminuir, consideravelmente, os 1.500 pontos irregulares de descarte de lixo distribuídos em todas as regiões de Aracaju.

Dividida em duas etapas, a coleta domiciliar já se encontra normalizada em Aracaju. A região Norte e a zona do Mosqueiro recebem as equipes nas segundas, quartas e sextas-feiras. Já para o restante da capital, Zona Sul, ficou estabelecido que a coleta aconteça nas terças, quintas e sábados.

Na noite da última segunda-feira, 28, por exemplo, as equipes passaram pelas ruas do bairro América deixando tudo limpo e organizado. “Tanto aqui na rua Canadá quanto nas proximidades (rua Haiti e Honduras), todo o lixo foi recolhido. Não temos mais problema com a coleta e percebemos isto passando pelo bairro. Está tudo limpinho. As equipes estão passando nos dias programados e até dia de sábado para manter nossas ruas em ordem”, frisou a comerciante, Mariza Lima.

 

Varrição mecânica

Logo nas primeiras horas desta terça-feira, 29, a varrição mecânica (caminhão que realiza varredura e recolhimento de lixo nas laterais das grandes avenidas) também circulou pela Orla de Atalaia e ruas do bairro Farolândia. No loteamento Pau Ferro e na Ponta da Asa, mesmo com a coleta domiciliar já realizada, hoje também foi dia de reforçar a limpeza que aconteceu na noite anterior.

“A ordem do prefeito João Alves Filho é que fiscalizemos todos os pontos, anulando qualquer lixo nas portas das casas ou encontrados nos descartes espalhados pela cidade. Nossos fiscais estão percorrendo todas as áreas averiguando in loco se existem ruas com lixos nas portas. Se por acaso for encontrado algum ponto, por menor que seja, entramos em contato com a empresa responsável pela limpeza, que prontamente retorna para a área sinalizada por nós para realizar novo recolhimento”, enfatizou o presidente da Emsurb, João Paulo Sobral Bispo.

 

Pontos críticos

Num último levantamento realizado pela Emsurb, ficou registrada a existência de aproximadamente 1.500 pontos de irregulares de descarte de lixo, em níveis críticos e supercríticos. Nesta terça, equipes de agentes de limpeza estiveram no bairro São Carlos eliminando mais de dez pontos irregulares de lixo, muitos nas proximidades da pista que dá acesso a saída de Aracaju.

“Sabemos que muitos motoristas passam por essa região e realizam seus descartes, porém, numa área irregular, proibida para se acumular lixo. Nosso trabalho de limpeza de pontos críticos vem acontecendo em dias alternados, mas é preciso que a sociedade entre nesse combate e faça a sua parte, deixando seu lixo na porta de sua casa, no dia específico para o recolhimento. A Emsurb faz um apelo para que as pessoas não formem esses pontos de descarte irregular, pois prejudicam tanto o cronograma de limpeza da Capital quanto geram risco à saúde de quem reside nas proximidades desses locais. Neste momento passaremos a empenhar nosso trabalho para a eliminação desses 1.500 pontos de descartes irregulares”, pontuou o diretor de Operações da Emsurb, Guilherme Souza.

Universo Político: