body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Em seminário promovido pela Alego, Luciano Pimentel aborda retomada do turismo

Representando a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), o deputado estadual Luciano Pimentel (PSB) participou do 2º Seminário Legislativo do Turismo, promovido pela Assembleia de Goiás (Alego), nesta quarta-feira, dia 30. Organizado pela Comissão de Turismo do Parlamento goiano, o evento foi realizado virtualmente e colocou em debate a reabertura dos destinos turísticos.

Presidente da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Unale, Luciano Pimentel enfatizou que é preciso estimular a recuperação do setor turístico. “Sabemos que o turismo foi um dos setores mais atingidos pela pandemia. Sendo a primeira atividade econômica paralisada em razão da Covid-19 e uma das últimas a entrar em retomada. Por isso, levantar a discussão sobre o retorno desta área e articular formas de auxiliar esse processo é essencial para fortalecer o turismo em nosso país”, destacou.

De acordo com o parlamentar, estudos apontam que a reabertura do mercado acontecerá através do turismo de proximidade. “Há quase um consenso sobre a necessidade de retomada das atividades turísticas no país e isso deve ocorrer a partir do turismo de proximidade. Ou seja, da visita a lugares próximos de onde se vive. O que iremos observar inicialmente é esse resgate das viagens regionais e posteriormente das nacionais, de forma que o turismo internacional irá demorar alguns anos para ter expressividade novamente”, considerou Luciano Pimentel.

Segundo o deputado, estados onde os números do novo coronavírus alcançaram queda ou estabilidade, a exemplo de Sergipe, já começaram a promover ações de recuperação do setor. “O Governo de Sergipe lançou a campanha “Todos prontos para receber você”, focada nos turistas regionais e com objetivo de informar que o estado implantou todos os protocolos de biossegurança e está apto para acolher os visitantes. Essa campanha foi direcionada para cidades como Salvador, Feira de Santana, Petrolina, Arapiraca, Maceió, Campina Grande, entre outras. Um trabalho que segue a tendência de buscar o turista que está mais próximo”, ressaltou.

Para Luciano Pimentel, o Brasil precisa atuar rapidamente em prol do retorno das atividades turísticas. “O turismo é um setor importantíssimo para o desenvolvimento do nosso país. Todos esses meses de paralisação do mercado representam um prejuízo enorme para área e, consequentemente, para geração de emprego e renda no Brasil. Por isso, observando todas as normas de saúde, é fundamental que possamos dar início a essa retomada do setor”, concluiu.

Seminário

O evento foi conduzido pelo deputado Coronel Adailton e abordou os impactos da pandemia, com apresentações sobre a contribuição do poder público por meio de linhas de crédito especiais para empresas da área e depoimentos de profissionais do setor. Além de autoridades estaduais, estiveram presentes o presidente da Goiás Fomento, Rivael Aguiar, a presidente do sindicato dos guias de turismo, Larissa Santos, e a professora Giovana Tavares, coordenadora do Observatório do Turismo.

Universo Político: