body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Em Glória, governador entrega sementes e anuncia Projeto Palma

O governador Belivaldo Chagas, além de sancionar o projeto de Lei das Queijarias, na tarde desta segunda-feira(29), no município de Nossa Senhora da Glória, Alto Sertão sergipano, realizou a entrega de 180 toneladas de sementes de milho e anunciou a liberação para compra de 300 toneladas de sementes de arroz, o que beneficiará 19 mil famílias de agricultores familiares de todo o estado, num investimento total de R$ 1.590.000,00 provenientes do Fundo de Combate à Pobreza. O governador anunciou, ainda, o Programa de Palma e o Projeto de Melhoramento Genético Inseminação Artificial por Tempo Fixo (IATF).

“Aproveitamos a oportunidade para fazer a entrega das sementes de milho. Distribuímos em tempo hábil, basta agora que tenhamos chuvas suficientes para termos uma boa produção. Eu fiz questão, ainda, de reforçar a questão relacionada à palma. A gente vai criar um programa que vai incrementar a distribuição das sementes de palmas. Afinal de contas, temos uma região que precisa de chuvas, precisa de água. Por isso, vamos formar um banco de sementes de palma, como alternativa, no momento de seca para alimentar o gado. Além disso, temos a necessidade de ampliar o programa de inseminação artificial no gado leiteiro. Nós fizemos ano passado, mais 500 inseminações, o que vai gerar uma boa produção de leite. Portanto, todas essas ações demonstram o nosso olhar voltado ao sertão, além do que estamos planejando em termos de abastecimento de água, melhorias das rodovias, que atendem a essa região e a Sergipe como um todo”, reforçou o governador Belivaldo Chagas.

Belivaldo informou que encontra em processo de licitação o Programa de Palma, que trata da aquisição de raquetes sementes de palma forrageira, mais resistente à seca. A aquisição de insumos, com recursos na ordem de R$ 1.000.000,00, beneficiarão 1.300 famílias de agricultores familiares da região.

“Principalmente, quem é agricultor familiar sabe a importância que essas sementes trazem para o campo, elas são libertadoras, conseguem dar autonomia ao agricultor familiar para que ele possa fazer o armazenamento destas sementes e com isso utiliza-las no próximo plantio”, disse o secretário de Estado da Agricultura, André Bomfim.

Inseminação

Na solenidade, Belivaldo anunciou, ainda, o Projeto de Melhoramento Genético Inseminação Artificial por Tempo Fixo (IATF), que traz como objetivo o melhoramento genético do gado leiteiro de pequenos produtores sergipanos. Em 2018, através de acompanhamento da Emdagro, 92 pequenos produtores dos municípios de Nossa Senhora da Glória, Monte Alegre, Poço Redondo e Canindé do São Francisco foram beneficiados e a previsão é que, neste ano, o projeto amplie a atuação em outros municípios.

“Só quero agradecer o que o senhor, governador, está fazendo e complementar com essa outra ação que é de extrema importância para nossa região que é a maior produtora de leite do Estado. São mais de 50% do leite produzidos aqui às margens do São Francisco, Porto da Folha, Santa Rosa, Poço Redondo, Monte Alegre e assim sucessivamente”, declarou o prefeito de Nossa Senhora da Glória, Chico do Correio.

Enviado pela assessoria 

Modificado em 29/04/2019 18:21

Universo Político: