body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Educação promove I Intercâmbio do Programa Escolas Sustentáveis

​A Secretaria de Estado da Educação (SEED) está reunindo nesta segunda-feira, 15, gestores e professores de escolas públicas estaduais e municipais contempladas pelo Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) – Escolas Sustentáveis, programa do Governo Federal. que destina recursos financeiros a escolas públicas da educação básica a fim de favorecer a promoção da sustentabilidade socioambiental nas unidades escolares. O evento acontece no auditório Professora Hermínia Caldas, no complexo administrativo da SEED.

De acordo com a coordenadora de Educação Ambiental do Departamento de Educação (DED/SEED), Maria da Conceição Silva Cruz, o objetivo é que as escolas participantes compartilhem seus projetos, troquem informações e esclareçam dúvidas.

“O I Intercâmbio PDDE – Escolas Sustentáveis está promovendo um momento de socialização dos planos de ação das escolas. Foram escolhidos dez projetos para serem apresentados, com o intuito de discutir e dividir com os pares as experiências e como eles podem ajudar na perspectiva da avaliação e da proposição de novas ideias. O evento objetiva, ainda, que esses gestores e professores tirem dúvidas sobre planejamento e execução, pois, uma vez que  existe a recepção de recursos via PDDE, é preciso que eles entendam os trâmites burocráticos deste processo”, explicou a coordenadora.

O professor Manuel Prado, diretor do DED/SEED, enalteceu o Programa como uma ação do Governo Federal que pretende disseminar uma cultura de relação ambiental saudável nas escolas de todo o país.

“A ideia é que as crianças e jovens aprendam que nossa existência precisa acontecer em um ambiente cuidado. Que as unidades escolares contempladas promovam debates, oficinas e outras ações que envolvam todo o coletivo escolar nessa perspectiva de preservação, de conservação, da criação de uma cultura de relação sustentável com a escola, mas que isso transborde sobre a comunidade. Penso que é um Programa importante sob o ponto de vista educacional e um grande desafio”, declarou Manuel.

Nova consciência ambiental

Uma das unidades contempladas pelo PDDE – Escola Sustentável foi o Colégio Estadual Monsenhor Juarez Santos Prata, no Povoado Sobrado, em Lagarto. Através do Programa, terão início, em 2015, uma série de ações com o intuito de desenvolver, entre os alunos, uma consciência ambiental diferente da atual.

“No cenário em que a escola está inserida, uma comunidade rural, a maioria dos alunos mexe com agrotóxicos e utiliza o solo de forma indevida. Partindo desta realidade, inscrevemos um projeto que procura desenvolver práticas na sala de aula e no entorno escolar que venham surtir efeito na comunidade. O projeto prevê oficinas pedagógicas, viagens para que os alunos conheçam realidades distintas, como sistemas de produção em que não se utiliza agrotóxico, além da confecção de um jornal comunitário. Estamos articulando para que essas ações estejam dentro do projeto político-pedagógico de 2015”, disse Alizete dos Santos, professora de Geografia do C.E. Monsenhor Juarez Santos Prata.

 

Enviado pela assessoria

Modificado em 15/12/2014 19:44

joedson: