body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Eduardo Amorim propõe criação de comissão para avaliar situação dos municípioss

O senador Eduardo Amorim (PSC-SE) esteve reunido, em um café da manhã, com o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski. Na ocasião foi apresentada a “Pauta Municipalista”, com a posição da entidade sobre projetos em tramitação e algumas propostas sugeridas pelo movimento municipalista.

Segundo Eduardo, o Senado precisa encabeçar os projetos que sugerem a sobrevivência financeira dos Municípios. O parlamentar sugeriu que seja criada, assim como foi criada na Câmara dos Deputados, uma Comissão Especial do Pacto Federativo. “A ideia é criar uma comissão mista (com deputados e senadores) para agilizar as questões aqui no Senado”, disse.

“O Senado podia iniciar um debate mais estruturante sobre as propostas do movimento municipalista. Senão vamos ficar enxugando gelo. Se não tiver uma solução, como já tenho dito, nós vamos ter que entregar os programas federais de volta ao governo. É isso que queremos?”, indagou Ziulkoski.

Em comum acordo entre a CNM e os parlamentares, ficou acertado que a Confederação fará uma pauta apenas com “ações emergenciais” para serem discutidas agora, de imediato. Uma pauta mais enxuta. A partir daí, a ideia é criar uma comissão mista (com deputados e senadores) para agilizar as questões no Senado. Os senadores presentes no café lembraram que essas questões estão mais avançadas na Câmara.

Marcha

A reunião foi preparatória para a XVIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Uma segunda reunião aconteceu no final da tarde com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), eles discutiram as pautas de modo mais especifico.

Modificado em 12/05/2015 20:22

joedson: