body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Eduardo Amorim faz análise sobre gestão hídrica

O senador Eduardo Amorim (PSC-SE) destacou no início da noite da segunda-feira, 23, o Dia Mundial da Água. Em pronunciamento, o parlamentar afirmou que o dia 22 de Março visa à conscientização da população a respeito da valiosa substância. Segundo ele, estima-se que 20% da população mundial não tenha acesso à água limpa e, segundo a UNICEF, cerca de 1400 crianças menores de cinco anos de idade morrem todos os dias em decorrência da falta de água potável, saneamento básico e higiene.

“A água potável, líquido essencial à vida, a cada momento diminui de maneira absurda, levando várias nações a decretarem estado de emergência devido a sua falta”, disse o senador Eduardo ao dizer ainda que menos de 1% da água existente está disponível para consumo humano. E acrescentou que esse recurso não se distribui igualmente entre todas as regiões, gerando problemas de abastecimento em muitos países.

Eduardo Amorim cobrou melhorias no gerenciamento dos recursos hídricos no Brasil. Também defendeu iniciativas que favorecem a reciclagem ou reúso da água, a exemplo de iniciativas adotadas nos Estados Unidos, Líbia e Israel. “Precisamos com urgência desenvolver projetos hídricos baseados em experiências que deram certo e adequarmos à realidade nossa”, afirmou em seu discurso.

Nordeste

O líder do PSC no Senado, disse que os nordestinos convivem com longos períodos de estiagem, e, recentemente, passaram pela pior seca dos últimos 40 anos. “Quando vimos a estiagem chegar ao ponto que chegou à região Sudeste, percebemos a dimensão do problema que a escassez da água assumiu no nosso país”, lembrou Eduardo.

joedson: