body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Eduardo Amorim aponta preocupação com violência no trânsito

O senador Eduardo Amorim (PSC-SE) mostrou preocupação com o avanço dos números da violência no trânsito, principalmente, no Brasil. Segundo ele, o número de vítimas do trânsito no país é o maior do planeta, “a cada 12 minutos, uma pessoa morre vítima desse tipo de violência”.

Para Eduardo, pesquisa com base no Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores  de Via Terrestre (DPVAT), o Brasil tem 31,3 vítimas fatais por 100 mil habitantes; à frente de países como o Catar, El Salvador, Belize e Venezuela. “Morre-se mais em acidentes de trânsito no Brasil do que por homicídio ou câncer, por exemplo”, disse.

Ao detalhar os números, o senador mostrou que a maior parte dos acidentes foi registrada entre jovens de 18 e 34 anos (41% do total), o equivalente a duas tragédias como a da Boate Kiss por semana. “Mais de 95% dos desastres viários são resultado de irresponsabilidade e imperícia dos motoristas e 40% das vítimas estavam em motocicletas”, detalhou Eduardo.

Evolução

O senador mostrou, ainda, que há iniciativas benéficas, como por exemplo, a das capitais São Paulo e Porto Alegre. Elas apresentam a menor taxa de mortes entre as 10 principais capitais brasileiras que possuem IDHs elevados. “Investem pesado na questão de segurança do trânsito há anos e, dessa maneira, têm índices que se assemelham a média mundial”, afirmou.

Projeto

O líder do PSC no Senado destacou seu projeto nesse âmbito, o PLS 426, que propõe destinar 30% da receita arrecadada com a cobrança de multas de trânsito ao Sistema Único de Saúde (SUS). “As multas de trânsito darão ao SUS possibilidade de oferecer melhores condições de atendimento à essa demanda”, explicou.

Universo Político: