body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Dia do Trabalhador Rural: 15 mil Trabalhadores Sem Terra marcham em Sergipe em defesa da democracia

Cerca de 15 mil Sem Terras marcharam na capital de Sergipe, Aracaju, em comemoração ao 25 de julho dia do trabalhador rural e em defesa da democracia.

Acampamentos e assentamentos de todo o estado, mostraram suas reivindicações, entre elas desapropriações de fazendas, implantação de sistema de abastecimento de água, crédito para assentados e manutenção dos serviços de assistência técnica.

A marcha iniciou com a concentração na BR-235, saída da cidade e seguiu para a praça Ranulfo Prata no bairro Getúlio Vargas, onde acontece o almoço coletivo e a leitura das faixas de cada acampamento e assentamento.

A marcha é realizada há 14 anos e tem como objetivo principal, além da comemoração da data simbólica, mostrar para a população a importância da reforma agrária para toda a sociedade, pois é através da agricultura familiar que são produzidos os alimentos para toda a população.

Esse ano o ato teve encerramento na praça General Valadão, centro de Aracaju, com a presença da presidenta Dilma Roussef, que está acompanhando a jornada pela democracia, atos realizados pela Frente Brasil Popular, a qual o MST faz parte.

Para o militante do MST, Camilo Feitosa, “a luta pela democracia é o maior embate dos movimentos sociais, quando a Constituição Federal é desrespeitada, como está sendo atualmente pelos setores golpistas, os movimentos devem se unir para fortalecê-la, a Frente Brasil Popular tem um papel importantíssimo nesse processo”.

No encerramento do ato além de movimentos sociais do campo, da cidade, quilombolas, direitos humanos, partidos políticos e grupos culturais, o dirigente nacional do MST, João Pedro Stédile fez uma fala na qual destacou a importância da mobilização dos movimentos sociais em rejeitar o governo golpista e restabelecer a presidenta no seu posto. 

Enviado pela assessoria

Universo Político: