body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Deus consolador

Por Joedson Telles

“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdias e Deus de toda consolação! É ele que nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus” (2 Coríntios 1:3,4). 

Sem maturidade espiritual, sem usar a fé nas promessas de Deus, fica difícil aplicar na vida o texto que abre esta nossa mensagem.

“Como em meio à tribulação vou pensar no sofrimento alheio?” Eis a pergunta quando não se tem intimidade com Deus. Confiança em Deus. Quando a pessoa, ao invés de buscar respostas na Palavra de Deus, opta por ser guiada pelo mundo. Abre mão da direção dada pelo criador e, cegamente, se entrega aos juízos da criatura.

E, assim, nem todos têm o privilégio de não apenas encontrar conforto em Deus, superando a tribulação, mas também de serem mediadores da bênção na vida de outros que estiverem sofrendo consolando-os também. O sofrimento tem também esta finalidade pedagógica.

Escrevo privilégio pela ciência de que só aqueles que gozam de intimidade com Deus, mediante a fé por meio de Cristo Jesus, podem experimentar a experiência de consolação divina seguida da missão, também pela fé em Cristo, de consolar outras pessoas, pondo em prática o mandamento de amar o próximo.

Num mundo com tanto sofrimento, com tantas pessoas vivendo dramas irreversíveis à luz das regras criadas pelo próprio homem, não surpreende que, sem a consciência do poder de Deus, a ignorância teológica leve à busca por este consolo em caminhos que só agravam os problemas. O ser natural não discerne as coisas espirituais.

Um exemplo é a pessoa que, quando a tribulação bate à porta, se entrega ao álcool, às drogas, à prostituição…, acreditando na consolação. Iludida, nem resolve seus problemas – até cria outros – e nem, obviamente, tem como consolar ninguém. Longe da luz, tal pessoa precisa, urgentemente, se arrepender dos pecados e entregar a vida a Jesus. Aí, sim, experimentará a graça da verdadeira consolação que só existe em Deus, e poderá perpassa-la ao próximo.

Deus no comando.

 

Modificado em 09/10/2022 08:05

Universo Político: