body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Delegados adotam medidas tentando a correção de distorções e desigualdades existentes entre as forças policiais

Paulo Márcio: lamentando discriminação

Em assembleia realizada, nesta terça-feira, dia 11, os delegados de polícia aprovaram um conjunto de medidas de mobilização que entraram em vigor às 18h desta terça-feira 11, tendo como objetivo fazer com que o Governo do Estado corrija uma série de distorções e desigualdades existentes entre as forças policiais, a exemplo do valor pago pela atividade de plantão e a jornada mensal de trabalho. Além disso, a categoria cobra o cumprimento do acordo firmado, no final do ano passado, consistente na regularização das acumulações de delegacias no interior e a equiparação salarial com procuradores do estado.

Segundo o presidente da Associação dos Delegados de Polícia de Sergipe (Adepol), o delegado Paulo Márcio, nunca houve tamanha disparidade entre os salários de delegados e procuradores. “Historicamente, as oscilações porventura existentes em favor de uma ou outra carreira, quando muito, nunca estiveram acima dos cinco por cento. É imperioso restabelecer o tratamento isonômico entre as carreiras jurídicas do Executivo, compostas por delegados, procuradores e defensores públicos, pois nada justifica essa discriminação”, disse.

Após deliberação, os delegados de polícia decidiram adotar quatro medidas. Primeiro, suspender imediatamente os plantões extraordinários até que o valor seja corrigido, na forma do novo parecer da Procuradoria Geral do Estado, que entende ser a verba de natureza remuneratória. Segundo, entregar as Delegacias de Polícia acumuladas ilegalmente até que seja aprovado o Projeto de Lei que regulamenta a matéria. Os delegados ainda decidiram suspender os plantões e sobreavisos no DHPP enquanto não forem corrigidos os valores da Remuneração Financeira Transitória Pelo Exercício da Atividade de Plantão. E, por fim, desativar os telefones funcionais.

Por não se tratar de movimento grevista, os delegados foram unânimes em definir que as investigações policiais e o serviço ordinário de atendimento ao público não serão suspensos. Outrossim, tendo em vista a importância da continuidade de diversas operações envolvendo a cooperação de variados departamentos e setores da Polícia Civil, sobretudo aquelas encabeçadas pelo Deotap, foi retirada de pauta a proposta de entrega dos cargos de direção da Polícia Civil. Para Paulo Márcio, essa decisão reflete a maturidade e compromisso social dos delegados, que buscam sensibilizar o governo a fim de que atenda às suas justas reivindicações sem causar transtorno para a população e prejuízo para as investigações em curso.

Universo Político: