body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Defesa Civil alerta sobre chuvas fortes no fim de semana

A Defesa Civil do Estado, com base em informações do Centro de Meteorologia de Sergipe (Cemese) decretou situação de alerta para o período que vai desta sexta-feira, 20, ao domingo, 22, que será de fortes chuvas com ocorrência de trovoadas.

O meteorologista do Centro de Meteorologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Overland Amaral Costa, informa que o clima continuará instável, com a ocorrência de chuvas torrenciais isoladas nos períodos da tarde ou noite, acompanhadas por ventos com velocidades acima da média em alguns locais do estado, com possibilidade de descargas elétricas e trovoadas.

De acordo com o coordenador estadual da Defesa Civil, tenente-coronel Erivaldo Mendes, a população deve estar atenta, evitar sair durante a ocorrência das chuvas e transitar em áreas abertas, devido aos riscos de raios ocasionados pelas trovoadas.

A população também deve evitar sair para o mar que estará muito agitado no período. A Defesa Civil também recomenda que as pessoas estejam atentas ao surgimento de trincas, rachaduras, degraus ou rebaixamento do terreno. Outros sinais de alerta são a inclinação de postes e árvores; o aparecimento de valas com água mais barrenta que o normal, rachaduras nos pisos e paredes e de saliências nos muros. Diante de algum desses sinais é recomendável sair da casa em direção a um lugar seguro e ligar para o Ciosp através dos números 190 e 193.

A Defesa Civil também pode ser acionada pelos números citados em qualquer caso de emergência ocasionada pelas fortes chuvas. As unidades de Saúde estaduais e o Serviço  Móvel de Urgência estão preparados para atender a população em caso de necessidade. Segundo Mendes, o alerta já foi repassado para as defesas civis municipais, que também receberam instruções de como agir e devem ser contatadas em caso de emergência. Todo o estado deve estar em alerta, mas o litoral Sul e Centro-Sul devem redobrar atenção, assim como o Sertão, onde está previsto fortes ventos e trovoadas.

joedson: