body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Carreta do Hospital do Câncer de Barretos (SP) beneficia itabaianenses

Nesta quarta-feira (10), em Itabaiana, teve início a realização de exames preventivos de câncer em mulheres através de serviços da carreta do Hospital de Câncer de Barretos (SP), alocada na Feira do Caminhão. A unidade móvel estará no município até próxima sexta-feira (12) e realizará exames de mamografia e papanicolau. A ação acontece por intermédio do senador Eduardo Amorim (PSC-SE) junto ao diretor-geral da instituição, Henrique Prata.

A equipe de saúde da carreta móvel é composta por enfermeira, técnica de radiologia e de enfermagem. Durante três dias, serão realizados 270 procedimentos com 90 exames diários, entre eles mamografia e papanicolau, que previnem câncer de mama e do colo uterino, respectivamente. O atendimento é agendado pela Unidade de Saúde de Itabaiana.

Para a enfermeira Dianiffer Martins, a recompensa maior ao final dos atendimentos é poder facilitar a vida das mulheres que não têm acesso aos procedimentos preventivos. “Os exames realizados aqui na carreta não precisam de solicitação médica, como na Saúde pública. Tem que se encaixar na faixa etária e ser residente do município. Realizamos os exames e depois as pacientes recebem resultado em casa. O hospital entra em contato caso precise de acompanhamento médico. A facilidade é grande”, disse Martins.

A itabaianense Maria Íris de Jesus, 62 anos, realizou o exame de mamografia e agradeceu pelo bom atendimento na carreta. “Foi excelente, muito bem atendida. É essencial esse tipo de exame. É como diz o ditado: é melhor prevenir do que remediar”, disse a paciente.

A vinda da carreta do Hospital do Câncer de Barretos para a 50ª Feira do Caminhão de Itabaiana foi viabilizada pelo senador Eduardo Amorim junto ao diretor-geral da instituição, Henrique Prata. “Em Brasília, conheci o trabalho do senhor Henrique e vi a possibilidade de que com a carreta é possível oferecer, através do SUS, atendimento de qualidade à população. Mostra que podemos ter prevenção de câncer em Sergipe.”, disse o senador.

Enviado pela assessoria

joedson: