body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Bronze de Láercio Oliveira na revista Veja é uma vitória de Sergipe

Laércio: notícia boa para Sergipe

Por Joedson Telles

É difícil imaginar um torcedor do Corinthias, São Paulo ou Palmeiras torcendo contra a Seleção Brasileira pelo fato de o seu principal jogador, o camisa 10 Neymar, ter o coração santista. Seria de uma pequenez ululante, já que ganhar a Copa do Mundo – sobretudo jogando em casa – supera, ou pelo menos deveria superar, qualquer rivalidade paulista…

… Veio à mente o raciocínio futebolístico, ao ler na revista Veja que o deputado federal sergipano Laércio Oliveira (SDD) aparece na terceira colocação do chamado “ranking do progresso”. Ver um sergipano levar bronze numa disputa que envolve nada menos que 513 parlamentares de todo o Brasil é algo tão bom para a autoestima dos sergipanos que não deve ser comemorado apenas pelo deputado, amigos e eleitores. Até adversários políticos têm que comemorar. Em nome do estado de Sergipe.

Num país cujos políticos, em percentuais preocupantes, diga-se, ocupam a mídia acusados – ou mesmo condenados – por roubalheira e outros escândalos afins, que envergonham seus estados, marcando gols contra, registrar que um sergipano dá o exemplo positivo quando chamado a contribuir para que tenhamos um país mais moderno e competitivo (critérios do campeonato da Veja) é algo grandioso. Sem falar que lamentamos constantemente o fato de Sergipe só ser destaque na mídia nacional com notícias negativas. Desta vez, não: é de Sergipe o terceiro melhor deputado do país entre os 513 da Casa.

Sublinhe-se também que a grande jogada foi feita no gramado de uma importante revista acostumada a derrubar ministros e outros assessores da Presidência da República. Compute-se ainda o fato de se tratar de um parlamentar nordestino sob a ótica de um veiculo de comunicação do Sudeste do país pra lá de consagrado. Ao ficar à frente de deputados do Sul e do próprio Sudeste, Laércio Oliveira, note-se, não venceu apenas as qualidades dos colegas de parlamento, mas o preconceito que o Sudeste e o Sul nunca conseguiram esconder que nutrem do nordestino.

Ao comemorar o apito final, o deputado Laércio Oliveira ajuizou que, ao pensar em tudo que fez neste ano de 2013, chegou à conclusão de que é possível ser um bom parlamentar sem extrapolar os limites do respeito, da obediência cívica e da educação.

“O orgulho de ser deputado federal é o que me alimenta a cada dia. É a vontade de traduzir em cada atitude a importância do voto de confiança que recebi dos sergipanos que acreditaram nas minhas palavras e a consciência de que não tenho o direito de decepcionar nenhum deles, inclusive daqueles que não votaram em mim”, disse Laércio Oliveira.

Algumas semanas antes da divulgação do resultado do “ranking do progresso” da Veja, entrevistei Laércio Oliveira no Programa Joedson Telles na F5 News TV. Entre outras coisas, chamou a minha atenção uma declaração: “Lá somos 513. Não tem ninguém mais feliz que eu. Eu tenho um imenso orgulho de ser deputado federal. De trabalhar pelo meu povo”, disse.

O jornalismo (amo o ofício) permite ao jornalista este tipo de privilégio: colher a informação na fonte. Pude sentir a sinceridade e a felicidade nos olhos do deputado, quando disse ser o mais feliz da Casa, naquela tarde nos estúdios do portal F5 News. Ali ele falava também dos mais de 80 Projetos de Lei de sua autoria. Da dificuldade de aprovar as matérias. E demonstrou otimismo, ao usar uma frase típica de vestiário de seleção que decide titulo mundial: “vencer é nunca desistir”.  De fato, o tempo ratifica o veredicto.

Modificado em 27/12/2013 11:34