body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Bittencourt afirma que a juventude é o agente da construção do futuro

O vereador Professor Bittencourt participou da posse da nova diretoria do Conselho Estadual da Juventude para o período 2017/2018. A solenidade aconteceu nesta sexta-feira, 14, no Palácio dos Despachos. “O Conselho deve ser um instrumento de quebra de paradigmas para que a nossa juventude seja protagonista da transformação do nosso Estado e do Brasil”, afirmou Bittencourt, que representou o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, e o presidente da Câmara de Vereadores, Josenito Vitale.

Para Bittencourt, os jovens têm um papel social e político muito importante na construção e no fortalecimento da sociedade. São agentes da construção do futuro.

“Fui militante do movimento estudantil e presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). O secretário Antônio Hora Filho foi meu contemporâneo no movimento estudantil, tanto no DCE quanto no Centro Acadêmico de Educação Física. Os jovens sergipanos possuem grandes exemplos como o governador Jackson Barreto, que desde a sua juventude lutava pela democracia, e o prefeito Edvaldo Nogueira, também fruto da nossa época no movimento estudantil. Não tenho dúvida que destes jovens conselheiros sairão grandes figuras da vida política de Sergipe”, destacou.

De acordo com Jonathan Hora, eleito conselheiro Estadual e Nacional da Juventude, o Conselho no Estado de Sergipe é composto por 28 membros, sendo 14 da sociedade civil e do 14 do Governo Estadual. O objetivo é promover e elaborar Políticas Públicas voltadas ao desenvolvimento da juventude no âmbito estadual.

“Todas as entidades podem participar, desde que façam parte de eixos temáticos de Políticas Públicas para a juventude, a exemplo dos movimentos secundaristas, culturais, universitários, religiosos, etc. As Secretarias de Estado que possuem ações voltadas para a juventude também indicam um representante. Para o Conselho Nacional, Sergipe chega com a maior bancada do Nordeste. São dois membros titulares (Jonathan Hora e Juraci Nunes) e dois suplentes (Nélio Miguel e Antony Hora). É um grande avanço”, explicou.

O Conselho Estadual da Juventude foi criado em 2014 e é ligado à Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude. Já o Conselho Nacional é ligado à Secretaria Nacional da Juventude da Presidência da República.

“Pretendemos imprimir a cara democrática e popular, de juventude negra, periférica, LGBT, mulheres e outras vertentes para o Conselho Nacional, especialmente neste momento em que passa o Brasil. Nosso país requer debates e ações cada vez mais transversais, com uma juventude participativa, próxima das comunidades”, destacou o conselheiro.

Enviado pela assessoria

Modificado em 18/07/2017 06:31

Universo Político: