body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Assembleia Legislativa lamenta morte de Eduardo Campos e Pedrinho Valadares

Zé Franco: lamentando

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual José Franco (PDT), lamentou, na tarde desta quarta-feira 13, a morte do ex-governador de Pernambuco e candidato à Presidência da República pelo PSB, Eduardo Campos, 49 anos, em um acidente aéreo, ocorrido na cidade de Santos (SP), na manhã de hoje. Da mesma forma, o Legislativo estadual sergipano também se sente consternado pelo falecimento do ex-deputado federal sergipano Pedrinho Valadares, assessor do presidenciável, que se encontrava no mesmo voo. Outras cinco pessoas que estavam na aeronave também morreram no acidente.

Para o presidente da Casa, a morte prematura do ex-governador de Pernambuco deixa uma lacuna na política brasileira, por conta da contribuição para o país que este grande brasileiro deu em sua vida pública. Zé Franco destacou a importância de Pedrinho Valadares na política sergipana e brasileira, em sua atuação como deputado federal e secretário de Estado.

No final de novembro do ano passado, Eduardo Campos recebeu da Assembleia Legislativa o título de cidadão sergipano, atendendo a uma propositura do deputado estadual Venâncio Fonseca (PP).

Histórico

Eduardo Campos tinha 49 anos e era natural de Recife (PE). Ingressou na vida política no ano de 1990, quando foi eleito deputado estadual pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB). Em 1998, foi eleito pela segunda vez deputado federal, com 173.657 votos, a maior votação de Pernambuco. Em 2003 assumiu pela terceira vez uma vaga na Câmara dos Deputados. Foi também ministro da Ciência e Tecnologia em 2004 e, no ano seguinte, assumiu a presidência nacional do PSB. Em 2005 foi eleito governador de Pernambuco e reeleito em 2010, sendo que em abril deste ano renunciou ao cargo para concorrer à Presidência da República.

Já Pedro Almeida Valadares Neto, o Pedrinho Valadares tinha 49 anos. Foi eleito deputado federal em 1991 e permaneceu no parlamento federal até 1995. Em outras duas oportunidades retornou ao legislativo federal (em 1999 e em 2011), em substituição ao então deputado federal Jerônimo Reis. Pedrinho Valadares também foi secretário de Estado de Turismo.

Um ato da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Sergipe declara luto oficial de três dias em sinal de pesar pelo falecimento do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e do ex-deputado federal Pedrinho Valadares.

joedson: