body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

“As pessoas querem trabalhar, mas não há mercado”, lamenta Maria do Carmo

“Isso me causa grande dor, pois não tenho como ajudar neste aspecto”

A senadora licenciada Maria do Carmo Alves (DEM) está preocupada com o alto índice de desemprego em Sergipe e no Brasil. Ela contou que, diariamente, é abordada por pessoas que lhe pedem emprego. “Isso me causa grande dor, pois não tenho como ajudar neste aspecto. O que mais me choca é perceber que as pessoas querem trabalhar, produzir para o país, mas não tem mercado que as absorva”, disse Maria.

Para Maria, infelizmente, é a desocupação que leva muitas pessoas a cometerem deslizes, pois muitas vezes precisam sustentar as suas famílias e não têm à que recorrer, não tem um emprego, mesmo que informal para se amparar. “Isso é desesperador e, tenho certeza, que esses pais e mães de famílias jamais gostariam de estar sendo protagonistas de situações constrangedoras, mas a fome não espera”.

No seu entender, a saída é fazer com que o País volte a crescer, de modo a garantir a retomada da geração de emprego e renda. “Se a economia anda nos trilhos, o Brasil volta a crescer, gera-se emprego, há investimentos e, naturalmente, diminui-se a taxa de desocupação”, afirmou, ao citar dados divulgados hoje (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com os dados, atualmente, existem no Brasil, 11,1 milhões de pessoas desocupadas. O número é 22,2% maior num comparativo com os registros de desempregados do período de outubro a dezembro de 2015. Segundo o Instituto, esta é a maior taxa de desemprego da série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (Pnad Contínua) iniciada em 2012. Comparando-se com igual trimestre do ano passado, o número de desemprego subiu 39,8%, o que significa um aumento de 3,2 milhões de pessoas desocupadas.

Enviado pela assessoria 

Modificado em 30/04/2016 10:07

Universo Político: