body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Aribé consegue adequações de estacionamento da Orla da Atalaia

Na Câmara Municipal de Aracaju, o vereador Lucas Aribé (PSB) busca a promoção da acessibilidade na Capital através de leis, emendas às leis, requerimentos, indicações, além de ofícios e reuniões. Ao final do mês de maio, ele solicitou aos órgãos competentes a demarcação das vagas exclusivas nos estacionamentos de um dos maiores pontos turísticos de Aracaju: a Orla da Atalaia.

Os espaços de estacionamentos da Orla são de responsabilidade, de forma conjunta, da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) e da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), que atendendo ao ofício do parlamentar municipal, se comprometeram com a ação. “Os estacionamentos que ficam em formato de bolsões, recuados, são de responsabilidade do Governo do Estado, já as vagas que ficam na extensão da avenida, da SMTT. Solicitamos a ambos que, prontamente, se comprometeram a adequar”, enfatizou Lucas Aribé.

A Seinfra realizou as adequações com menos de 15 dias da solicitação. Foram demarcadas as vagas exclusivas em cumprimento à legislação federal, que garante a exclusividade de 2% e 5% desses espaços para pessoas com deficiência e idosas, respectivamente. Além disso, foram construídas rampas de acessos a cadeirantes, visando acabar com os frequentes transtornos que passam em vários locais despreparados para recebê-los.

De acordo com o secretário da infraestrutura, Valmor Barbosa, a acessibilidade é uma preocupação constante de todos. “É responsabilidade do gestor público zelar garantir a acessibilidade da população, por isso o Governo do Estado se comprometeu em efetuar da melhor maneira o pedido de Lucas Aribé, que é um homem bastante preocupado com as carências dos aracajuanos e um exemplo de sujeito político a ser seguida”, disse Valmor.

Ele ainda atentou para a necessidade de consciência dos cidadãos em relação à área. “Sei que os sergipanos são pessoas conscientes e honestas, mas reforço aqui a importância de se respeitar as delimitações feitas visando garantir o direito das pessoas com deficiência e idosos”, finalizou o secretário.

“Faço questão de agradecer e elogiar o secretário de Infraestrutura, Valmor Barbosa. Ele faz um belíssimo trabalho à frente da Seinfra e prova que com boa vontade as ações podem ser desenvolvidas. Solicitamos a demarcação das vagas exclusivas aos idosos e pessoas com deficiência nos bolsões de estacionamento da Orla e isso foi feito antes do prazo estabelecido”, disse Lucas Aribé sobre ação da Secretaria.

A SMTT também está adequando as áreas das quais é responsável. “Conversamos com Francisco Navarro, diretor da SMTT, e ele nos passou que já foi iniciado o trabalho na avenida onde o órgão é responsável. Temos certeza que isso será concluído logo e teremos um local tão importante para os aracajuanos adequado à legislação”, enfatizou Aribé.

Lucas ainda explicou a busca por essas mudanças. “Trata-se de uma preocupação nossa e faz parte da campanha ‘Esta Vaga Não É Sua Nem Por Um Minuto’, que fizemos em parceria com a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT). Na campanha, trabalhamos na conscientização para que essas vagas não sejam ocupadas de forma indevida. Porém, para isso, é necessário adequar a sinalização e contamos com os órgãos competentes para o feito. A sinalização deve ser feita de forma horizontal e a vertical, ou seja, a pintura no chão e a placa informativa”, enfatizou.

Campanha

‘Esta Vaga Não É Sua Nem Por Um Minuto’ foi realizada no dia 11 de abril no Shopping Jardins e deve se repetir no mês de julho em outro ponto de Aracaju. “Trata-se de uma campanha educativa que tem o intuito de conscientizar, educar e informar a população em relação às vagas exclusivas. Não queremos punição no dia da campanha, queremos disseminar a ideia do respeito. Também pedimos à população que faça a sua parte como fiscal e que denuncie quem estiver ocupando uma dessas vagas de forma indevida ligando para 118”, afirmou.

Enviado pela assessoria do parlamentar

Modificado em 10/07/2014 09:30

joedson: