body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

André apresenta PL do Governo de Sergipe ao ministro do Meio Ambiente

Durante audiência realizada, na quarta-feira, dia 10, o líder do Governo no Congresso Nacional, o deputado André Moura (PSC-SE), debateu a política nacional de resíduos sólidos com o ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho. O encontro ocorreu durante a tarde no gabinete da liderança e André apresentou o projeto desenvolvido pelo Governo de Sergipe para que o Estado seja a primeira unidade da federação a extinguir os lixões a céu aberto no Brasil.

O parlamentar mostrou os planos estadual e intermunicipais desenvolvidos para cuidar dos resíduos sólidos em 17 aterros sanitários distribuídos em quatro Consórcios de Saneamento [Grande Aracaju; Agreste, Centro-sul e Baixo São Francisco] que englobam todos os 75 municípios sergipanos.

André explicou a Sarney Filho que é necessária a realização dos Estudos de Impactos Ambientais (EIA/RIMA), orçados em R$ 12 milhões, que viabilizem, posteriormente, a construção dos aterros sanitários. A conversa com o ministro foi um compromisso assumido em audiência pública ocorrida na sede do Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE) no dia 31 de março.

Sarney Filho se mostrou bastante entusiasmado com a ideia apresentada pelo líder e se comprometeu a tentar viabilizar recursos para os projetos por meio do Ibama. “Apresentamos ao ministro um projeto pioneiro dentro da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Sergipe, por ser um estado pequeno, pode conseguir erradicar os lixões e ser um piloto para o Brasil acabar com os lixões”, declarou.

Universo Político: