body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Anderson de Tuca cria Projeto de Lei para incentivar a doação de sangue

O vereador Anderson de Tuca criou o Projeto de Lei nº 150/2019, que institui o “Junho Vermelho”, mês de conscientização e incentivação de doação de sangue no calendário de comemorações e eventos do município de Aracaju. O objetivo do Projeto de Lei é conscientizar a população de Aracaju, através de campanhas informativas e educativas, durante o mês de junho sobre a importância da doação de sangue, seus procedimentos, sua confiabilidade e os requisitos necessários para se tornar um doador.

Apesar do procedimento de doação de sangue ser simples, rápido e indolor, o grande desafio do Hemose é promover a fidelização do doador, para que o mesmo permaneça fazendo suas doações no intervalo previsto na RDC n° 34, da Anvisa, de 11 de junho de 2014. Homens podem doar sangue até quatro vezes por ano, com intervalo de 60 dias entre cada doação. Já as mulheres podem doar três vezes ao ano, com intervalo de 90 dias. Para doar basta pesar mais de 50 kg, ter entre 16 a 69 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal) e estar bem de saúde.

Uma pessoa adulta tem, em média, 5 litros de sangue. Em cada doação, o máximo de sangue retirado é de 450 ml, fracionados em hemácias (trata anemias), plasma (trata hemorragias, e é encaminhada para indústrias que produzem fatores de coagulação) e plaquetas (solicitado para tratar ou evitar sangramentos, e em pacientes que fazem quimioterapia), segundo informações do Hemose.

Tribuna

Durante a Sessão da Câmara Municipal de Aracaju, na manhã desta terça-feira, 28, Anderson de Tuca solicitou a colaboração dos outros vereadores para acompanhar o Projeto de Lei, que tem a finalidade de divulgar ainda mais a doação de sangue. O parlamentar já possui uma campanha chamada “Corrente dos Amigos de Anderson de Tuca”, que tem por objetivo a organização de um multirão de doações, a última foi realizada no último dia 10 de abril.

“Todo mundo sabe que nacionalmente, no mês de junho, é comemorado o “Junho Vermelho”, e a gente está colocando um projeto para que esse movimento aconteça aqui em Aracaju de forma muito mais intensa, e, assim, chame a atenção das pessoas e estimule a doação de sangue. Todos sabem que eu já faço uma campanha semestral de doação de sangue. Chamando a atenção da população que não dói, não machuca, é muito simples, rápido e muito importante”, explica.

A escolha do mês de junho foi devido ao aumento de queimaduras durante o mês de junho devido aos festejos juninos. “Muitas crianças e jovens se queimam em decorrência dos fogos e precisam de sangue. Então, estamos colocando esse projeto com a finalidade de incentivar e pedir essa parceria da prefeitura de Aracaju, em divulgar mais, participar e mostrar a importância de um gesto tão simples”, destaca o parlamentar.

Por Juliana Paixão

Universo Político: