body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Ana Lúcia não é contra as prévias do PT, mas não abre mão do consenso

Iran: explicações

Por Joedson Telles

O vereador Iran Barbosa (PT) explicou, nesta quinta-feira, dia 24, que a deputada estadual Ana Lúcia (PT) não se posicionou contra as prévias do Partido dos Trabalhadores para escolher seu representante na disputa pela Prefeitura de Aracaju, em 2016. Inclusive porque tem ciência que o instrumento é uma regra do PT. Ana, explica Iran, disse apenas que coloca seu nome à disposição do partido para a disputa, se houver consenso.

“O que ela coloca abertamente é que se existirem outros candidatos, aí terá prévia, e ela não estará com seu nome disponível para disputar as prévias. É diferente de não aceitar as prévias. Ela defende isso dentro do partido (prévias). Mas é um direito pessoal não querer disputar com outros nomes”, disse Iran Barbosa.

Segundo o vereador, a deputada Ana Lúcia tem utilizado argumentos válidos para justificar sua posição. Um deles é que há precedentes na mesma linha dentro da legenda – como, por exemplo, a unidade conseguida pelo saudoso Marcelo Déda, não apenas para disputar a Prefeitura de Aracaju, mas também quando disputou o Governo do Estado.

“Ela usa como argumento também o histórico que ela tem de contribuição dentro do partido, que é longo e reconhecido por todos. A partir daí, ela entende que tem os requisitos necessários para buscar o consenso. E há um terceiro argumento que ela usa: não está mais com aquela disponibilidade que sempre teve, e continua tendo para outros elementos, para fazer disputa interna, e o tempo de partido faz com que ela condicione ao consenso”, disse.

De acordo com Iran, apontar a deputada Ana Lúcia como o melhor nome do PT para entrar na disputa não foi uma ação isolada da Articulação de Esquerda. “O nome já vinha sendo discutido, assimilado, por várias lideranças internas do partido, e, agora, a Articulação de Esquerda coloca com uma condição posta pela deputada Ana Lúcia”, disse.

Modificado em 24/09/2015 16:40

Universo Político: