body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Alunos da escola pública vencem concurso internacional de redação

A cerimônia de premiação do concurso internacional de redação do I believe in Education contou com a presença dos amigos, familiares dos estudantes e toda a equipe docente e diretiva que lotou o pátio da Escola Estadual Manoel Franco Freire, na manhã desta quinta-feira, 14, para prestigiar os dois vencedores, Sara Vitória dos Santos e Artur Bernado B. dos Santos, que receberam além do certificado de participação, a quantia no valor de U$100.

A escritora e estudante do 2° ano do Colégio Estadual Atheneu Sergipense, Alice Vitória Rocha, comenta que junto com a sua mãe Isabel Rocha, quem também é professora da Escola Estadual Manoel Franco Freire, desenvolve o projeto intitulado “Um Sonho Possível”, o qual realiza visitas às unidades escolares para promover atividades de incentivo e fomento à produção literária Infanto-juvenil. Foi por meio da atuação de Alice Vitória Rocha que houve, na escola, a divulgação do concurso de redação I believe in Education.

“Estou muito feliz ao saber que o Projeto está rendendo bons frutos. A leitura é muito importante, há uma frase da qual gosto muito: o livro não muda o mundo, muda as pessoas, e elas, transformam o mundo. Hoje é possível perceber a literatura ajudando na formação dessas crianças”, declarou Alice Vitória Rocha.

Projeto “Um Sonho Possível” conta com resultados exitosos

A jovem relembra que a parceria firmada com a I believe in Education aconteceu por meio dos contatos realizados com a representante da instituição, Viviana Ribeiro, que se interessou pelo trabalho de incentivo à leitura realizado por ela e pela professora Isabel Rocha. “Agradeço muito a Viviane por ter entrado em contato comigo para estabelecermos a parceria”.

A professora Isabel Rocha explicou que este projeto teve início no ano de 2010 que já conta com bons resultados, pois realmente desperta nos jovens o interesse pela leitura. “Esta premiação só comprova que para que exista um maior número de leitores é necessário incentivar desde a infância”, disse ao comentar dos desafios encontrados pelos profissionais que estão em sala de aula e que desenvolvem iniciativas que fazem a diferença na vida dos estudantes sergipanos.

A escritora sergipana Maria Fernanda Rosenstock elogiou o projeto “Um Sonho Possível” e ressaltou que incentivar a participação dos estudantes em concursos como este é de extrema importância para a descoberta de novos talentos, além de estimular o hábito da leitura.

Premiados

O concurso internacional de redação destinado a crianças de 9 a 14 anos premiou duas crianças americanas e três brasileiras, sendo duas sergipanas e uma de São Paulo. A estudante, Sara Vitória, apresentou a redação intitulada “Amizade Encantada”, já Artur Bernardo, se inscreveu no concurso com a produção “Letícia a Menina da Caverna”. Neste ano os trabalhos foram selecionados e avaliados pela escritora Regina Drumond.

A pequena Sara Vitória não conseguia disfarçar a tamanha felicidade. “Eu amo ler e também escrever e o meu sonho é ser escritora. Aqui na escola eu aprendo muito em todas as atividades”, disse. A dona de casa e mãe da premiada, Maria Simone dos Santos, comentou que a notícia da premiação a deixou muito orgulhosa. “Estou emocionada e digo sempre para Sara Vitória que a dedicação aos estudos vai ser a garantia de um futuro melhor”, declarou.

Artur Bernardo também afirmou que o grande sonho de sua vida é ser escritor. “Quando cheguei em casa e contei que fui um dos premiados, meus pais e todos os meus três irmãos ficaram muito felizes. O pai do estudante, o escritor Fábio Bernardes, comentou que foi uma grata surpresa perceber que o jovem pretende também se dedicar ao universo da leitura e produção escrita. “O hábito da leitura desperta o senso crítico e colabora de maneira significativa no que tange o desenvolvimento e produção intelectual”, frisou.

Por Lívia Lessa, da SEED

Modificado em 14/09/2017 21:23

Universo Político: