body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Agamenon acusa a imprensa de não divulgar “caixa-preta” do Ipes a pedido do governo

Agamenon: focando jornalistas e radialistas 

Por Joedson Telles

Depois de criar polêmica – em alguns casos até animosidade – com políticos, sindicatos e diversas categorias profissionais, o vereador Agamenon Sobral (PP) aponta sua metralhadora, desta vez, contra a imprensa sergipana. O parlamentar utilizou a tribuna da Câmara de Aracaju, nesta quinta-feira 12, para cobrar da imprensa a divulgação de denúncias sobre o que define como a “caixa-preta” do Instituto de Previdência do Estado de Sergipe (Ipes). O parlamentar diz ainda que o suposto silêncio da imprensa atenderia a “pedidos” do Governo do Estado.

“São vários desvio. Donos de clínica que são médicos, e mandam exames para suas clínicas. Desvio de milhões. Foram mandados email para vários rádios. Peguei no blog Satirizando, chequei e constatei. Inclusive um ex-presidente do Ipes saiu pela porta do fundo porque o desmando era grande e a imprensa está calada. Todo mundo está sabendo disso, mas está calado. Segundo informação, estão mandando emails para TV ‘A’, TV ‘B’, TV ‘C’, para ninguém divulgar. Todos calados. E os desvios extrapolam. Quando a matéria não é interessante para que o público venha a saber, existe comunicação pedindo para que a matéria não vá ao ar. A alta cúpula do governo.  Não posso dizer se tem dinheiro porque não vi o dinheiro rolando, mas quando vai o pedido, geralmente é com contra-partida”, disse o vereador.

Segundo Agamenon, assim que tomou conhecimento da denúncia procurou matérias em jornais impressos e em sites e blogs, mas não encontrou uma linha. “O único local que encontrei algo sobre a caixa preta foi no blog Satirizando. Todo mundo está sabendo por que não colocou nada? Será que a situação atual do Ipes não é interessante para Sergipe? Está todo mundo calado. Por que ninguém comentou? Alguém está pedindo para não comentar. Se é com propina ou com benefícios, não chegou ao meu conhecimento. Se chegar, vou dizer aqui na tribuna”, prometeu. O Universo, por sua vez, torna público que, uma vez o vereador apresente, de fato, provas irrefutáveis da existência de uma “caixa-preta” no Ipes, não se furtará a noticiar os fatos.

Sindijor repudia declaração de Agamenon

As palavras do vereador Agamenon Sobral, sobretudo por generalizar, deixaram indignados os que fazem o Sindicato dos Jornalistas de Sergipe. O Sindijor emitiu uma nota repúdio, lembrando que, ao se utilizar de um espaço público para agredir os profissionais da imprensa sem apresentar nenhum tipo de prova, fica claro que o vereador Agamenon Sobral, eleito pelo voto popular e detentor de imunidade parlamentar, perdeu completamente a compostura, o senso de respeito e a seriedade que devem ser as marcas de um ‘servidor’ do povo de Aracaju.

“O Sindijor repudia qualquer tipo de agressão a jornalistas, especialmente vindos de agentes públicos e detentores de cargos eletivos, ainda mais quando se generaliza e não apresenta documentos que provem o possível comportamento antiético do profissional. Neste sentido, o Sindijor reitera posição de solidariedade aos jornalistas sergipanos e lamenta, profundamente, o comportamento desrespeitoso deste parlamentar para com a imprensa sergipana, bem como analisará medidas judiciais contra o vereador e encaminhará o caso à presidência da Câmara.”

Universo Político: