body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

A vingança pertence a Deus

Por Joedson Telles

 

“Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor”,   (Romanos 12:19). É difícil, muito difícil, no calor de uma contrariedade, colocar em prática este ensinamento da Bíblia Sagrada. É preciso estar em espírito e ter muita fé em Deus.

É mais comum do que se pensa uma pessoa, ao se contrariar com outra, partir para a desforra – seja ou não às claras. Nem todos fazem, por exemplo, como testemunhamos nas redes sociais: toma lá, dá cá para espectadores heterogêneos. Há, obviamente, aqueles que preferem os bastidores. E ainda conseguem a frieza de sorrir quando na frente do desafeto. Geralmente os mais perigosos.

A insensatez de quem não observa a Bíblia é tão grande que, às vezes, chega-se ao extremo, como inúmeros casos noticiados pela mídia, de se contratar pistoleiros para dar cabo da vida do “inimigo”– isso quando o sentimento de ira não o faz pegar uma arma, ele próprio, e assinar a obra. Desnecessário detalhar que as consequências o joga no time dos arrependidos. Mas tarde demais.

Seja uma bobagem entre família, uma briga de trânsito, uma puxada de tapete no trabalho, uma derrota nas urnas, uma traição “amorosa” ou mesmo um homicídio, nada justifica a vingança. Inclusive porque na maioria esmagadora dos casos, partir para cima nos iguala justamente aquilo a que estamos repudiando. Às vezes até pior.

Devemos ter em mente que as circunstâncias da vida colocarão a pessoa sempre na situação de “vítima” de algo que julgaremos injusto, e nos envolverá do sentimento de vingança. Devemos nos policiar para, até sem querer, não cometermos atos que despertem no próximo o mesmo sentimento. Somos, em via de regra, exímios observadores dos erros alheios, mas gritantemente incompetentes para reconhecer os nossos.

A Bíblia não diz que a pessoa de quem queremos nos vingar ficará impune. Nada disso. Mostra que, assim como numa família equilibrada, na qual cabe aos pais castigar um filho, quando este comete um erro contra um irmão, e não ao irmão vítima, como forma de vingança, Deus, e somente Deus, é dono do papel de vingador. Evidente que como em tudo na Bíblia é preciso fé para esfriar a cabeça e deixar Deus agir. Mas não tenham dúvidas, Ele o fará. Sempre. Podemos observar isso em várias passagens bíblicas, e não apenas em Romanos. Confira em Levítico 19:18. “Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor.”

Deus no comando.

Modificado em 26/05/2013 08:35