body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

A cara lisa de defender lockdown, mas não ficar em casa

Por Joedson Telles

Vi que uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha assegura que 60% dos brasileiros são favoráveis ao chamado lockdown como medida contra a pandemia provocada pelo novo coronavírus. Em se tratando particularmente dos nordestinos, o número de simpatizantes com a ideia de se impor uma quarentena mais radical salta para 69%.

Sei não… Quase 70% dos nordestinos são favoráveis a passar o cadeado e tentar acabar logo com este pé no saco de vírus? Pelo menos em Sergipe, não atestamos coerência nestes dados.

O que tem de gente nas ruas – a pé, de carro, moto, ônibus, carroça – tirando onda… O que há de festinhas…  Passeios com cachorros… Só não vele trabalhar no comércio. Aliás, seria um serviço prestado à população, se houvesse uma pesquisa nas ruas para saber o motivo de a pessoa não estar em casa, e, mediante uma resposta banal, a polícia agir.

Já disse e repito: não adianta sacrificar o comércio, se não se adota medidas enérgicas para manter em casa irresponsáveis que estão nas ruas jogando a favor do vírus. Nocivos.

Está óbvio que os números da pesquisa Datafolha ratificam a cara lisa de uma faixa considerável da população, que se diz a favor do isolamento, mas, na prática, não consegue ficar em casa, dando o bom exemplo.

Cínicos e inconsequentes, indivíduos que agem desta forma me lembram aquelas pessoas que vivem nas redes sociais criticando os políticos, chamando-os de ladrões, mas, de alguma forma, meteram (metem ainda?) a mão no dinheiro público. Corruptos.

Se por um lado, os corruptos sugam recursos que fazem falta ao coletivo, inclusive para evitar mortes, por outro, os nocivos transmitem o vírus, sendo responsáveis, óbvio, indiretamente por vários óbitos por covid-19. Ou seja, corruptos e nocivos são uma espécie de gêmeos siameses quando o assunto é jogar contra a vida. Nem precisamos de pesquisa para saber disso.

Modificado em 28/05/2020 08:07

Universo Político: