body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

“1º de Maio celebrado sob a égide da tentativa de desmontar direitos dos trabalhadores”, diz Iran

“Esse 1º de Maio será celebrado sob a égide de uma tentativa de desmontar todos os direitos que os trabalhadores historicamente conquistaram”. A afirmação foi feita pelo deputado Iran Barbosa (PT), na sessão desta terça-feira, dia 30, ao convocar a população sergipana para participar da programação alusiva ao Dia do Trabalhador em Aracaju. De acordo com o parlamentar, a história de luta da classe trabalhadora no Brasil é de resistência contra a escravidão.

“Nós sabemos que o nosso país viveu mais de três séculos dominado por um modelo de trabalho onde a elite brasileira buscou sugar o mais possível dos trabalhadores escravos, sem se falar em direitos. Isso contaminou uma parte da elite dominante do nosso país, que mesmo depois do fim da escravidão, continua achando que pode tratar a classe trabalhadora da mesma forma como acontecia nos mais de três séculos, sem pagar direitos trabalhistas, sem garantir o direito previdenciário e sem respeitar as condições de trabalho”, destaca.

Iran Barbosa destacou a importância de se denunciar que no Brasil, além do crescimento dos índices de desemprego, a população está vivendo uma situação nunca vivida antes.

“Além desse crescimento do nível do desemprego, nós estamos assistindo a um processo de desvalorização do salário mínimo. Nós sabemos que no Brasil, uma parcela significativa do trabalhador, sobrevive do salário mínimo e quando se adota uma política que rebaixa o crescimento do salário mínimo como está sendo feito agora, cria um efeito cascata que leva à pauperização da população de forma mais crescente e aguda”, entende.

O parlamentar ressaltou que esse primeiro de maio está cravado no meio de uma luta dos trabalhadores contra a reforma da Previdência. “E está cravado no meio de uma resistência ao desmonte que foi feito a partir da reforma Trabalhista e a da aprovação do processo de terceirização indiscriminado, onde os trabalhadores são desrespeitados, diferente das promessas que foram feitas, mas não foram cumpridas, tendo aumentado de forma vil o número de desemprego no nosso país”, lamenta.

Segundo o deputado, a mesma promessa não cumprida agora se repete, de que é necessário haver a reforma da Previdência para garantir emprego. “Não é verdade. Não é esse o histórico nos países em que essa reforma foi implementada; na realidade de uma reforma de contribuição previdenciária que precariza ainda mais a realidade do nosso povo trabalhador. Então esse primeiro de maio nos chama à luta e à resistência, à organização e ainda, aprofundar a luta das entidades sindicais que também estão no alvo dos ataques nesse momento”, afirma.

Programação

Iran Barbosa divulgou a programação que será realizada em Aracaju com a finalidade de resistir e derrubar as reformas propostas pelo Governo Federal.

“Faço uma convocação a todos os homens e mulheres que dependem do mundo do trabalho para amanhã estejamos acompanhando todas as movimentações que a classe trabalhadora do Brasil inteiro. Nós teremos um ato que está sendo convocado pelas centrais sindicais na Praça da Juventude e de lá nós vamos sair em marcha até os arcos da Orla de Atalaia”, informa.

“Durante essa concentração de percurso estaremos dialogando com o povo mostrando qu o cenário que nós estamos vivendo no atual momento é extremamente desafiador”, finaliza.

Da Agência Alese 

Modificado em 30/04/2019 18:13

Universo Político: