body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

“Os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma”

À luz da palavra de Deus

Por Joedson Telles

Esta semana voltei ao cemitério Colina da Saudade. Um “sogro pai” de um amigo irmão nos deixou. Foi a primeira vez este ano. Mas, certamente, voltarei lá outras vezes antes das festas natalinas. Em 2014, estive lá bem mais que 2013. É macabro, mas é a vida. À medida que vamos avançando na idade – e nem todos têm este privilégio – mais pessoas conhecidas nos convidam a deixá-las no aeroporto para a grande viagem. Até o dia em que nos levam. A maior das rupturas chega para todos.

Antes de firmar a fé na Bíblia, a palavra de Deus, todas as vezes que me fazia presente a um cemitério era acossado por dúvidas que certamente povoam muitas cabeças em momentos como este – sobretudo quando se trata da morte de uma pessoa mais próxima.

Indagações como: por que morremos? Qual o destino do falecido? O que acontece com quem parte? Está consciente ou dorme? E se está consciente, tem sentimentos? Vê os vivos? Pode se comunicar – como no antigo filme Ghost – Do Outro Lado da Vida? Dúvidas e mais dúvidas surgem junto com a dor e a saudade.

Recorrer à religião só aumenta a dúvida. Para umas, se a pessoa fez o bem, automaticamente, está no céu. Do contrário, o “cão” a aguarda no fogo do inferno. Há também as que defendem que, ao morrer, a pessoa passa a habitar o mundo espiritual, juntando-se a familiares e pessoas conhecidas que viajaram, evidentemente, primeiro. Sem falar na tal reencarnação…

Na Bíblia, porém, a resposta é seca: morreu. Deixou de existir. O contrário de vida é morte. Esta passagem do livro de Eclesiastes ilustra o juízo. “Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento. Também o seu amor, o seu ódio, e a sua inveja já pereceram, e já não têm parte alguma para sempre, em coisa alguma do que se faz debaixo do sol. Vai, pois, come com alegria o teu pão e bebe com coração contente o teu vinho, pois já Deus se agrada das tuas obras. Em todo o tempo sejam alvas as tuas roupas, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça. Goza a vida com a mulher que amas, todos os dias da tua vida vã, os quais Deus te deu debaixo do sol, todos os dias da tua vaidade; porque esta é a tua porção nesta vida, e no teu trabalho, que tu fizeste debaixo do sol. Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma”, lê-se em Eclesiastes (9:5-10).

E se, segundo Salomão, devemos fazer tais coisas enquanto estamos vivos, pois morto é morto, não seria diferente no tocante à salvação. Devemos aceitar Jesus Cristo como salvador e viver a fé na Bíblia, hoje. Na morte, apenas descansamos enquanto Jesus não volta para o posterior julgamento da humanidade por Deus. Viver sem Jesus, apostando na mudança após a morte, no chamado mundo espiritual, é uma das armadilhas mais perigosas montadas pelo inimigo para desviar a pessoa da salvação. Infelizmente, satanás vem usando certas religiões para isso e muita gente embarca por desconhecimento da palavra de Deus, já que Jesus venceu a morte, ao ressuscitar e salvar o mundo.

“E que é manifesta agora pela aparição de nosso Salvador Jesus Cristo, o qual aboliu a morte, e trouxe à luz a vida e a incorrupção pelo evangelho; Para o que fui constituído pregador, e apóstolo, e doutor dos gentios. Por cuja causa padeço também isto, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia. Conserva o modelo das sãs palavras que de mim tens ouvido, na fé e no amor que há em Cristo Jesus. Guarda o bom depósito pelo Espírito Santo que habita em nós” (2 Timóteo 1:10-14). Amém. Certamente, lembrarei destes textos bíblicos quando voltar ao cemitério.

Deus no comando.

Modificado em 11/01/2015 08:39

joedson: