body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Zezinho afirma que o governo Jackson precisa de uma reforma no secretariado para “a máquina andar”

Deputado diz que, se não houver soluções estruturais, não vislumbra melhoria nos próximos três anos. Ele também concorda com críticas da oposição à SSP

Zezinho:temendo mais três anos de sofrimento

Por Joedson Telles

Ao ser provocado pelo Universo sobre as deficiências e dificuldades do Governo do Estado para prestar serviços de qualidade à sociedade, sobretudo neste ano de 2015, o deputado estadual Zezinho Guimarães (PMDB) afirmou que, se não houver soluções estruturais, não vislumbra nenhuma melhoria para os próximos três anos da gestão Jackson Barreto (PMDB). “Confesso. Não com pessimismo. Mas a situação do Estado é gravíssima do ponto de vista financeiro. Gravíssima. E só tende a piorar, porque a crise econômica bate à porta e não vemos no Estado melhoria significativa”, afirmou Zezinho. “Casa quando falta pão todo mundo fala. Todo mundo tem razão. Jackson precisa sentar com sua equipe, trabalhar uma reformulação no governo, partir para enfrentar os problemas de frente sem nenhum subterfúgio, levando à sociedade todos os problemas que o governo vive e buscar soluções definitivas. Se não, vamos passar mais três anos sofrendo porque a situação do Estado é muito séria.”

Zezinho observa que o Estado de Sergipe, hoje, é maior do que o que consegue arrecadar. “Então, esta equação não fecha. Se o Estado continuar como está, gastando mais do que arrecada, não tem conversa. Vamos trilhar este caminho (sofrimento pelos próximos três anos)”, disse, explicando que uma reforma no secretariado dará oxigênio ao Governo do Estado para trilhar o novo caminho. “Se eu fosse governador mexeria. Colocaria pessoas mais dispostas para enfrentar os desafios e fazer a máquina andar. Até porque é normal as acomodações. Mesmo com todas as dificuldades, o gestor público tem obrigação (de fazer o melhor). Ser secretário é uma missão. E missão difícil a gente vence com trabalho, perseverança, inteligência. O governo já deve pensar, sim, numa reforma política. O povo precisa sentir que a máquina está andando”, disse Zezinho sem citar nomes de secretários que devem ser exonerados pelo governador.

Falta Segurança Pública

Zezinho também comunga com a preocupação do deputado líder da oposição na Assembleia Legislativa, Samuel Barreto (PSL), que voltou a cobrar duramente na tribuna da Casa, nesta terça-feira, um projeto eficiente de Segurança Pública ao governo do Estado, tendo como base o assassinato de uma jovem de 21 anos dentro de um ônibus, na zona Norte de Aracaju. “A situação está difícil. Samuel trouxe a esta Casa um fato que a gente percebe que é rotineiro: crimes cruéis. Pessoas tirando a vida de outras sem nenhum motivo. Tirar a vida nunca tem justificativa, mas são crimes sem nenhum motivo. A segurança está carente no Brasil, em nosso estado e merece todo repúdio. Eu confesso que diante dos fatos, Samuel tem toda razão”, afirmou Zezinho.

O deputado governista também comentou a crítica feita por Samuel diretamente ao secretário de Estado de Segurança Pública, Mendonça Prado. Segundo Samuel, Mendonça tenta tomar o comando do PP das mãos do deputado estadual Venâncio Fonseca enquanto a população está nas mãos dos bandidos. “O secretário cometeu um fato que não deveria ter acontecido. Ele já deve ter tantas preocupações e ainda se envolver com questões políticas… É demais. Temos que nos preocupar. Ainda temos três anos e três meses de governo, e a Segurança Pública merece atenção 24 horas ou 25 por dia. A situação é muito difícil”, observou.

Zezinho avalia que no momento que o então governador, o saudoso Marcelo Déda (PT), precisou se ausentar do governo para tratamento de saúde e criou o chamado núcleo de governança, muitos fatos aconteceram, e refletem, hoje, na situação financeira do Estado. “Na situação funcional. Mas acho que nestes momentos de dificuldades é que temos que mostrar que existe eficiência. Mostrar à sociedade os caminhos que ela tem que trilhar junto com o governo. A sociedade precisa entender que os problemas que o governo está sofrendo ou que venha a sofrer ela tem que participar das soluções. Tem que dizer o quer para Sergipe. Problemas ocasionados em outros governos, mas que estão aí e precisam de soluções – sob pena de a gente prejudicar a população”, disse Zezinho.

Modificado em 07/10/2015 07:30

Universo Político: