body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Vinicius Porto defende uma reforma política com mudanças concretas

O presidente da Câmara de Vereadores de Aracaju, Vinícius Porto (DEM) não esconde a sua frustração com o andamento da Reforma Política, em discussão e análise no Congresso Nacional. Para ele, até agora, a única mudança concreta foi o fim da reeleição para os chefes de Executivos (municipal, estadual e federal).

“O povo esperava uma ampla reforma política. O Congresso perdeu a grande oportunidade de moralizar o processo eleitoral. O que houve, até o momento, foi um remendo para adequar a Legislação Eleitoral às conveniências de momento dos próprios parlamentares”, destacou Vinicius.

Ele alertou que desde junho de 2013 há um clamor nas ruas ensejando uma ruptura do atual sistema. “Resta saber se, de fato, teremos uma Reforma Política com letras maiúsculas, de verdade”, disse, ao ressaltar a necessidade de garantir que as propostas da sociedade civil organizada também sejam apreciadas.

Para Vinicius Porto, o chamamento das ruas deve ser ouvido e respeitado pelo Congresso Nacional. “O povo brasileiro já demonstrou que sabe o quer. Tem ido às ruas protestar e propor matérias que são de interesse coletivo e têm um tom moralizador”, afirmou o parlamentar, citando como exemplo a Lei da Ficha Limpa.

Ainda na expectativa de que o Congresso faça algo significativo no processo de reforma, Vinicius defendeu a necessidade de se aprovar “um conjunto de mudanças que possa devolver ao Brasil a credibilidade perante o seu povo e o resgate da legitimidade da representação parlamentar”.

Enviado pela assessoria

joedson: