body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Vinícius Barreto é empossado no cargo de Defensor Público-Geral da Defensoria Pública

Por Débora Matos 

O defensor público, Vinícius Menezes Barreto, tomou posse no cargo de Defensor Público-Geral da Defensoria Pública do Estado de Sergipe em cerimônia bastante prestigiada por defensores públicos, autoridades, personalidades, servidores, imprensa e demais convidados. O evento aconteceu no Auditório do Ministério Público do Estado.

Eleito pelos defensores públicos com 91% dos votos, Vinícius Menezes Barreto assume o mandato por dois anos (Biênio 2022/2024). O novo Defensor Público-Geral sucede o Defensor Público, José Leó de Carvalho Neto, que comandou a instituição nos Biênios 2018/2020 e 2020/2022.

Em seu discurso, o novo Defensor Geral se comprometeu com os defensores públicos e a população sergipana em dar continuidade ao trabalho que vem sendo realizado ao longo dos anos. “É na qualidade de um missionário que me comprometo humildemente com meus colegas e com a sociedade sergipana a dar continuidade a esse trabalho de crescimento e fortalecimento em benefício do serviço público, do usuário e do povo”, disse Vinícius Barreto.

Vinícius Barreto enfatizou a necessidade de abrangência da Defensoria Pública em todo Estado. “São nestas bases que penso a Defensoria Pública: uma Instituição que alcance todas as fronteiras do Estado, que seja moderna, mas sem perder sua natureza empática, humanista, abraçada ao povo. É essa a minha luta e eu conto com todos vocês”, reforçou.

O Defensor Público, Leó Neto, que comandou a Instituição durante quatro anos, destacou algumas ações da sua gestão. “Antes de assumir, disse que teria que conseguir, no mínimo, 40 vagas de Defensor Público. Devido à grande necessidade, enviei anteprojeto de lei para criação de 50 cargos, pois é o mínimo necessário para cobrir o interior. A Assembleia Legislativa aprovou e o Governo do Estado sancionou. Esse foi um dos marcos na minha administração, além das duas sedes novas, uma administrativa e outra para atendimento ao público, em frente ao shopping jardins, como também não posso deixar de destacar o concurso público para novos membros, o que me dá a maior satisfação profissional e até pessoal em ver os aprovados com olhos brilhantes e vontade imensa no coração para ajudar o povo carente. Quero ressaltar o grande papel do Dr. Vinicius, que esteve ao meu lado em todos os momentos para que eu pudesse chegar ao nível administrativo ao qual cheguei. O Dr. Vinicius, certamente dará continuidade e fará ainda melhor pela Defensoria”, enfatizou.

“Não poderia deixar de agradecer aos amigos e colegas Almo, Andreza, Herick, Jesus, Luciano e Vinícius, por estarem sempre ao meu lado somando esforços para cada vez mais fortalecer a nossa Instituição. Além disso, procurei, junto com todos da administração, promover harmonia e agregação, não somente entre os defensores públicos, mas também, com os Poderes e demais Instituições. A Assembleia Legislativa e, principalmente o Governo do Estado, foram imprescindíveis para levar a Defensoria para os municípios do interior sergipano”, completou Leó Neto.

“Parabenizo o Dr. Leó Neto pelo belo trabalho à frente da Defensoria Pública de Sergipe nos últimos quatro anos e desejo uma trajetória de muito sucesso ao novo Defensor Público-Geral, Dr. Vinícius Barreto”, manifestou o Procurador Geral do Ministério Público, Manoel Cabral Machado Neto.

O Presidente do Colégio Nacional de Defensores Públicos-Gerais (Condege) e Defensor Público-Geral de São Paulo, Florisvaldo Fiorentino Júnior, parabenizou o novo Defensor Público-Geral e enalteceu a gestão de Léo Neto. “Parabenizo o defensor público, Leó Neto, por um círculo muito virtuoso para Sergipe com a ampliação importante do acesso à justiça. Quanto ao Dr. Vinícius, que ele continue direcionando a Defensoria no sentido de atender a população cada vez mais e melhor. Contem com a Defensoria de São Paulo e Condege para que continuem levando a Defensoria de Sergipe, uma verdadeira referência no país, para o lugar que ela merece”, pontuou.

Enviado pela assessoria/foto: Cleverton Ribeiro

Universo Político: