body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Vereadores de Rosário aprovam projeto de reajuste a vencimentos de servidores

Na sessão dessa segunda-feira 5, os vereadores de Rosário do Catete discutiram sobre a votação do Projeto nº36/2015, que assegura reajustes salariais para servidores do município. Apesar dos desmandos administrativos feitos pela atual administração, os parlamentares entenderam que a aprovação do projeto age a favor do funcionalismo público municipal e beneficia a comunidade. Oito, dos noves parlamentares aprovaram a solicitação da Prefeitura.

O primeiro a subir na tribuna foi o vereador Murilo Meneses (PSC), que queria a aprovação integral do projeto, que solicitava 20% de suplementação orçamentária. A líder do governo Alik Teles (PV) e o vereador da situação Everton Oliveira (PT) acompanharam o discurso do colega, mas não se manifestaram sobre seu posicionamento. Depois de uma análise feita pela assessoria contábil da Casa, os vereadores da bancada de oposição decidiram em atender somente as necessidades de pagamento das folhas dos servidores efetivos, comissionados, contratados e terceirizados.

O 1º secretário Antônio Teles (PMDB) rebateu as afirmações do vereador Murilo Meneses e disse que a Prefeitura precisa organizar melhor suas contas. Argumento esse também utilizado pelo vereador Delson Leão, que reforçou que a gestão municipal trabalha com um orçamento mensal de mais de R$ 4 milhões e não consegue atender a população dignamente. Diferente dos demais colegas de oposição, o vereador Manoel Santana (PSB) queria a suplementação dos 20%, por isso votou contra o projeto.

 

Observações

O vice-presidente da Casa, Adelmo de Jesus (PSB), reforçou a importância do reajuste em benefício dos servidores. Ele criticou a postura da Prefeitura na apresentação desses projetos, mas afirmou que a Casa não pode receber o ônus da má conduta que o prefeito Laércio Passos vem fazendo à frente da administração municipal. De acordo com ele, os vereadores não podem ser responsabilizados pela falta de pagamentos dos servidores, já que esse dever parte da gestão municipal e não do Legislativo.

O vereador lembrou a todos do falecimento de seu Severino, pessoa bastante conhecida na comunidade. O parlamentar deu os pêsames, em nome dos demais representantes da Casa, e falou da vida simples e feliz que o senhor tinha na cidade. Outro ponto importante citado por “Bito” na sessão foi com relação às constantes reclamações sobre o transporte oferecido a pacientes do município. Ele afirmou que o serviço não vem atendendo a comunidade a contento

O presidente da Casa, Hélio dos Santos (PSB), também utilizou seu espaço para criticar a postura da gestão municipal na apresentação de projetos mal elaborados à Câmara de Vereadores. Afirmou que, na verdade, há falta de planejamento por parte da Prefeitura, mas que os servidores municipais não podem ser penalizados por isso. Assim como a maioria da bancada de oposição, o vereador “Helhinho” voltou a favor da suplementação para o cumprimento da folha salarial do município. O vereador Anderson Santos também foi a favor do projeto escolhido pelos demais colegas.

Enviado pela assessoria 

Universo Político: