body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Vereador denuncia que “virou um grande negócio” sepultar corpos de quem tem condições de pagar

Iran: mais vagas em cemitérios

A pouca oferta de espaços de sepultamento nos cemitérios públicos de Aracaju foi abordada pelo vereador Iran Barbosa nesta quarta-feira, dia 12, na Câmara Municipal de Aracaju. O petista destacou que o assunto lhe foi cobrado por alguns munícipes em função do Dia de Finados e que, cotidianamente, pessoas têm lhe questionado sobre o problema.

Para o parlamentar, é tarefa da municipalidade responder às demandas locais por este tipo de serviço. Ele lembrou que o Cemitério São João Batista, que atende aos aracajuanos, está há muito tempo em uma situação de quase “estrangulamento”, tanto do espaço físico, quanto da própria localização. Em contrapartida, e muito em função desse estrangulamento, é crescente a oferta de serviços em cemitérios privados.

“Virou um grande negócio explorar essa atividade em nossa cidade. E como um grande negócio, só pode usufruir do serviço privado aqueles que têm condição de pagar. Precisamos ter um estudo detalhado sobre quais são as alternativas que a Administração Municipal precisa apresentar para resolver a situação dos cemitérios públicos. Assim como devemos cuidar bem da vida, precisamos dar um tratamento digno àqueles que morrem”, defendeu o petista.

Iran Barbosa cobrou um planejamento e estudos técnicos, por parte da Prefeitura de Aracaju, para buscar dar conta de discutir a situação dos cemitérios públicos municipais e aumentar a oferta, possivelmente com um novo cemitério público.

“Nós não podemos deixar que a única alternativa para os cidadãos de Aracaju, quando vierem a falecer, seja o setor funeral privado. Precisamos ter alternativas para o cidadão que não tem a condição de pagar, ofertando esse serviço como um direito. Precisamos de política para esse setor, como um serviço que o município tem de prestar à população”, ressaltou o parlamentar.

Por George W Silva

Modificado em 12/11/2014 18:25

joedson: